Unidade Icaraí

O guia completo sobre como alugar consultório médico

Alugar um consultório médico pode ser o primeiro passo para conseguir alavancar sua carreira na área de medicina. No entanto, ter essa autonomia exige cuidados e responsabilidades e, por isso, é fundamental tomar todas as precauções para não ter prejuízos.

Neste conteúdo, vamos mostrar o guia completo para realizar uma locação eficiente, capaz de minimizar prejuízos e prepará-lo para entrar no mercado com o pé direito. Vamos apresentar o que você precisa definir antes mesmo de começar o processo de locação. Apontaremos se é mais vantajoso comprar um local ou alugar, bem como tirar outras dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

O que definir antes de alugar um consultório?

Antes de começar o processo de locação, é fundamental que você analise algumas questões que podem auxiliá-lo no processo. Entre eles, como minimizar falhas que possam gerar prejuízos e complicar a abertura do seu consultório. Vamos mostrar os principais a seguir:

  • qual o orçamento inicial que você dispõe para isso;
  • quais são as possibilidades de financiamento, caso seja necessário;
  • qual o perfil do seu público-alvo;
  • quais os comportamentos do seu público-alvo ao realizar consultas;
  • qual o valor máximo que você pode dispor para locação;
  • qual o tamanho do consultório que você precisa;
  • quais são os pontos mais seguros para seus pacientes;
  • qual o preço médio da consulta e a média de atendimentos, para definir mais ou menos o ganho mensal, a fim de analisar o quanto pode gastar por mês com locação, condomínio e outras despesas.

Como é o processo de locação de consultórios?

Se você nunca realizou o processo de locação de consultórios de forma tradicional, é importante saber como ele ocorre. Isso é fundamental, principalmente, porque trata-se de questões burocráticas. Para isso, você deve ter em mãos o seu CPF, RG e o CNPJ, caso já o tenha.

Esses documentos serão necessários na etapa a qual fecha-se o contrato. Porém, antes disso, você passará pela negociação com o proprietário do imóvel, ou junto à imobiliária responsável. Nesse caso, você conversará sobre os valores do aluguel, as formas de pagamento da locação, prazos de vigência do contrato, valores de juros em caso de atraso, entre outros pormenores.

Como funciona um aluguel de consultório?

Após definir o processo de locação junto ao proprietário do imóvel, há alguns cuidados que precisam ser observados no aluguel de um consultório médico. Vamos mostrá-los a seguir.

Verifique a documentação legal

Você precisa se certificar acerca de toda a documentação necessária para fazer com que seu consultório possa entrar em funcionamento adequado. Alguns detalhes são obrigatórios por lei, fazendo com que você possa sofrer sanções, caso não esteja tudo regularizado. Por isso, verifique:

  • todas as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • verifique a liberação de atendimento médico, que deverá ser publicada em Diário Oficial;
  • é necessário o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) e a obtenção do Alvará de Funcionamento, que deverá ser expedido pela prefeitura do município.

Avalie todas as cláusulas do contrato

Verifique todas as cláusulas existentes no documento e garanta que as informações são transparentes, avaliando com cuidado todos os direitos e deveres. Isso porque há precauções que precisam ser tomadas, principalmente, evitar que ocorram situações as quais você possa ferir os dispositivos sem perceber.

Caso tenha alguma dúvida, uma alternativa é contar com um advogado de confiança para avaliação do contrato. Lembre-se que isso é um investimento para evitar dores de cabeça posteriores.

O contrato deverá conter questões como:

  • utilização do imóvel;
  • especificação da sala a ser utilizada e o tempo do contrato;
  • valor mensal;
  • quais são os gastos inclusos;
  • identificação do proprietário.

Analise a multa em caso de rescisão de contrato

Outro ponto que deve ser observado, é a multa que você deverá assumir em caso de rescisão de contrato. Afinal, principalmente para quem está começando, pode ocorrer a necessidade de mudar a localização para um ambiente mais atrativo, que cative um maior número de pacientes.

Por isso, avalie o valor que você deve se responsabilizar em caso de problemas e rompimento do contrato. Sendo assim, prepare-se financeiramente, caso isso seja necessário.

O que devo observar ao alugar um consultório?

Mesmo que a locação de um consultório possa ser passível de revogação em caso de problemas, há uma série de questões que devem ser observadas por você. Garantir uma escolha adequada e que possa promover um início de carreira consistente, é fundamental. Vamos mostrar os principais pontos a serem vistos a seguir.

Infraestrutura do imóvel

Um item fundamental e que merece sua total atenção, é a infraestrutura do imóvel. Isso porque, caso algo esteja comprometido, pode ocasionar diversos problemas para você. Quer ver um exemplo?

Você não percebe que há um ponto de infiltração no teto antes de fechar o contrato. Porém, precisa ser ajustado, principalmente, para que você possa obter autorização da vigilância sanitária para atuar. Afinal, essa falha pode comprometer a estrutura do local, bem como a segurança e saúde dos pacientes.

Sendo assim, você pode ter muitos problemas para requisitar a reforma junto ao proprietário. Além de a demora para começar os atendimentos, inclusive, pode gerar prejuízos para seu lado financeiro.

Observe, também, se o imóvel permite a atuação médica no local. Por exemplo, veja se há a possibilidade de implementação de pias na sala, bem como uma antessala que possa servir de recepção. Isso tudo deve ser observado antes do fechamento do contrato.

Acessibilidade

Outro ponto importante, é garantir que todos os seus pacientes possam ter acesso ao local para realizarem consultas. Por isso, verifique se o imóvel possui condições para que aqueles que tenham dificuldades de mobilidade possam comparecer ao local.

Afinal, estamos falando de estabelecimentos de saúde. Portanto, é de extrema importância que você consiga oferecer conforto para todos aqueles que precisam dos seus serviços, não é mesmo?

Localização

A localização do imóvel é de extrema importância para o sucesso do seu empreendimento. Afinal, se ele está fora do percurso do seu público-alvo, pode complicar o acesso para eles, que procurarão outros profissionais de mais fácil acesso.

Montar meu consultório ou alugar?

Uma dúvida comum é identificar se é melhor montar o seu consultório, adquirindo seu ponto comercial ou alugar. Para isso, é importante saber as vantagens da compra. Vejamos a seguir.

  • funciona bem quando você já possui pacientes fixos e fidelizados, de forma que tem uma noção da rentabilidade mensal consistente. Com isso, você sabe que pode assumir as parcelas do financiamento do imóvel — sem maiores problemas, evitando o risco de perder o investimento realizado no futuro;
  • é vantajoso quando você tem uma ideia da localização ideal. Diante disso, provavelmente você não realizará mudanças em futuros próximos;
  • quando você tem o valor para a compra à vista, em conjunto com os pontos listados anteriormente;
  • quando você deseja liberdade para realizar reformas e adaptações para tornar o espaço mais a sua cara ou, ainda, para as necessidades dos pacientes;
  • quando você já tem os equipamentos e não elevará consideravelmente os gastos ao montar o seu próprio consultório;
  • quando há a possibilidade de alugar uma parte do espaço ou parte dele, para outros profissionais que possam atuar, bem como montar uma clínica no local.

Diante disso, é importante analisar essas questões com cuidado, para que não faça um investimento que não seja possível sustentar ao longo do tempo.

Como funciona a sublocação de consultórios?

A sublocação, como falamos acima, é uma possibilidade interessante, porém, merece cuidado. Essa prática, para quem não a conhece, trata-se da ação de oferecer uma locação para terceiros do espaço que você locou (por isso o termo sublocação).

Normalmente é utilizado por médicos que, por motivos diversos (atuação em outras clínicas, hospitais, aulas em faculdades, procedimentos em hospitais, entre outros), tem uma diversidade de horários ociosos nos consultórios, cedendo esses momentos para outras pessoas em troca de um aluguel.

É preciso tomar cuidado com essa prática, pois pode ocorrer sanções em caso de descumprimento de regras básicas. Por exemplo, o proprietário precisa estar ciente, bem como autorizar esse tipo de ação. Caso ele concorde, esse terceiro será um sublocador.

Você precisa estar, também, atento à legislação vigente, como a Lei do Inquilinato. Todo o processo precisa estar de acordo com as diretrizes desta norma.

Quando é melhor alugar?

Ainda existe uma percepção errada de que o aluguel de consultório médico é desperdício de dinheiro. Em muitos casos, essa é uma solução fundamental para conseguir melhores resultados para sua carreira e viabilizar os atendimentos o quanto antes.

Alguns pontos precisam ser levados em consideração para definir quando é melhor alugar do que comprar um imóvel. São eles:

  • quando você ainda está em início de carreira e ainda não tem uma carteira sólida de pacientes, de forma que, caso seja necessário, você poderá sair do local e optar por um outro ambiente mais barato;
  • quando você ainda não está bem-decidido sobre a localização, de forma que, caso a definida previamente não seja promissora, você poderá mudar para um local melhor;
  • quando vale mais a pena utilizar o valor para investir em uma aplicação do que adquirir um imóvel e usar o valor da rentabilidade para o pagamento da locação (ou seja, quando a rentabilidade tende a ser maior do que 0,5% ao mês).

Entenda porque alugar é uma boa opção

A locação é uma ótima escolha para você que não quer ou não pode assumir com valores altos para a aquisição de um imóvel comercial.

Caso os gastos de locação estejam acima do que você pode pagar, uma opção é contar com um coworking médico. Essa é uma opção cada vez mais utilizada, principalmente, pelos profissionais iniciantes, que não podem realizar altos gastos mensais e desejam começar suas atividades o quanto antes.

Com isso, você divide os gastos com outros profissionais que também atuarão no local e, sendo assim, todos pagam um valor acessível. Além disso, é uma opção para quem não pode gastar demasiadamente com infraestrutura, já que será possível aproveitar as estruturas presentes no local, sem muitos problemas.

Desta forma, caso seja o seu desejo montar um consultório próprio no futuro, pode utilizar esse período como experiência profissional, contenção de despesas e, também, para aproveitar o networking e aumentar o número de pacientes.

Em muitos casos, essa é uma opção melhor do que a locação, principalmente para minimizar preocupações burocráticas no que diz respeito à abertura do próprio consultório, obtenção do alvará, entre outros, que podem ser muito custosos, bem como exige tempo para isso.

A importância da localização

Outro ponto importante a ser considerado para alugar o consultório, independentemente da modalidade escolhida, é a localização da sala na qual você realizará suas atividades. Isso porque esse ponto pode ser fundamental para o sucesso do seu trabalho.

Por exemplo, se o seu foco é atender os mais diferentes tipos de público, principalmente aqueles que tenham um dia mais agitado e têm apenas o período antes e depois do trabalho para realizar as suas consultas, é importante estar próximo aos centros comerciais, bem como dos principais meios de transporte público (metrô, trens, ônibus e VLT).

Em contrapartida, se o seu anseio é atender as classes A e B, uma opção é escolher salas que estejam nos bairros próximos às residências deste público, como a Zona Sul. Lembre-se que, principalmente para as modalidades as quais há uma maior incidência de consultas de rotina, quanto mais confortável for para o paciente o comparecimento, menor o índice de cancelamento de consultas.

As vantagens do coworking médico

Como citamos, o coworking médico é uma opção interessante, caso você esteja no início da carreira ou passando por dificuldades para pagar o valor de um aluguel e aquisição de equipamentos para o seu consultório.

Empresas especializadas oferecem toda a infraestrutura necessária para que você possa atender. Nos horários em que você reservar o consultório para atendimento, ele poderá ser seu. Enquanto nos horários livres, outros profissionais poderão atuar nos consultórios compartilhados.

Ainda existe a opção de realizar a locação mensal de um consultório para você, já com toda a estrutura necessária para atendimento, com acesso à unidade por 24 horas, bem como realizar uma decoração personalizada.

Alugar consultório médico exige cuidados para que isso possa ser direcionado para alavancar a sua carreira, e não gerar prejuízos a longo prazo. Por isso, é importante contar, também, com parceiros de confiança no processo.

A Habitat Consultórios tem diversos planos que podem atender e superar suas expectativas. Confira todos eles em nosso site e conheça os espaços.

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat