Alugar ou ter um consultório médico?

Alugar ou ter um consultório médico?

Ter ou não ter o próprio consultório médico é sempre uma questão decisiva para todo profissional, tanto para aquele que acabou de se formar, quanto para os mais experientes que buscam a consolidação na carreira. Mas você sabe mesmo o que é necessário para manter a estrutura de atendimento de uma clínica?

Muitos tomam essa decisão sem pesquisar o suficiente e acabam se complicando. Por isso, listamos alguns pontos fundamentais para o bom funcionamento do seu consultório. Assim, você poderá avaliar o que é mais interessante para o sua vida profissional.

A primeira coisa que se deve levar em consideração é toda a documentação que um consultório demanda e a burocracia necessária para funcionar em segurança. É preciso estar em dia com as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com a liberação de atendimento médico deferido em Diário Oficial, além de possuir o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) e o Alvará de Funcionamento, emitido de acordo com a prefeitura de cada localidade.

Além da parte burocrática, ainda há de se estudar a localização, por exemplo, e toda a estrutura que um consultório demanda. Deve-se escolher um local que ofereça acessibilidade e que fique perto de estações de trem, metrô, estacionamentos, ou lugares próximos aos centros urbanos com pontos de ônibus. Isso facilita o deslocamento dos pacientes e aumenta o interesse do público. Caso o consultório tenha grande fluxo de pessoas, é importante também pensar em um ambiente que comporte todos de maneira confortável.

Por último, você deve desenvolver um sistema que comporte o fluxo de informações que serão geradas pelo consultório. Afinal, com o tempo, a quantidade de papel acumulado vai aumentar e vai começar a ocupar um espaço precioso. Por isso, muitos profissionais optam por softwares que, além de armazenar as informações, também permitem o gerenciamento de forma remota.

Achou complicado ter o seu próprio consultório?

Montar um consultório não é tão simples assim, né? Por isso, atualmente, muitos profissionais preferem terceirizar todo esse trabalho ou alugar salas de consultórios que atendam a todas as suas necessidades, os chamados coworking. Esse é um novo modelo de ambiente de trabalho, destinado não apenas para a área médica, mas para qualquer área de atuação.

O coworking possibilita a locação de salas ou consultórios preparados para oferecer aos médicos um ambiente de trabalho ideal, onde você se preocupe somente em cuidar dos seus pacientes.

Aqui na Habitat nós podemos ajudá-lo! Em nosso site você vai encontrar mais informações sobre o nosso trabalho e entender de que forma podemos aliviar seu estresse com um ambiente de trabalho ideaL para você.

 

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat