habitat_riohabitatcompravendaelocacao_image_809

5 dicas para otimizar o atendimento no seu consultório médico

Conquistar a confiança e a admiração do paciente por meio de um atendimento de qualidade é essencial na área da saúde. Além de indicar se a clínica está no caminho certo, essa satisfação impacta diretamente o retorno financeiro do empreendimento, determinando se o consultório conseguirá se manter no mercado.

No entanto, o que fazer para melhorar a gestão de consultórios e conquistar a lealdade do paciente?

Neste artigo, vamos mostrar o que você pode fazer para melhorar o atendimento no seu consultório médico e dar dicas para colocar isso em prática. Continue a leitura!

1. Invista na infraestrutura e na qualidade do ambiente

A infraestrutura do local onde o atendimento é realizado é um ponto-chave na experiência do cliente. A qualidade do local revela, ainda que de forma indireta, a preocupação do consultório com o bem-estar do paciente.

Para avaliar a qualidade da infraestrutura do seu consultório, você pode examinar se:

  • a sua clínica está localizada em uma área central e de fácil acesso;
  • o lugar é limpo, climatizado, organizado e bem iluminado;
  • o ambiente é seguro;
  • os equipamentos médicos são eficientes.

2. Diminua o tempo de espera da consulta

Outro ponto que impacta a experiência do paciente é o tempo na sala de espera. Ninguém gosta de esperar além da hora marcada para ser atendido, por isso, na agenda, considere o tempo médio de atendimento e procure ser pontual.

Também utilize a tecnologia a seu favor — o agendamento online evita que o paciente precise ir pessoalmente à clínica, reduzindo o tempo de espera na fila e evitando que ele fique esperando na linha telefônica. Além disso, essa medida possibilita que as consultas sejam agendadas em qualquer horário do dia.

3. Ofereça um atendimento personalizado

O tratamento personalizado é uma grande tendência na saúde. Além de humanizar o atendimento, esse tipo de tratamento possibilita diagnósticos e cuidados mais precisos, uma vez que o médico tem acesso a mais informações e o paciente se sente mais confortável e confiante em relação ao profissional da saúde.

O primeiro passo para oferecer um atendimento personalizado é conhecer o paciente. Isso pode acontecer por meio de perguntas que demonstrem preocupação e interesse na hora da consulta ou ainda por meio de tecnologias, como o prontuário eletrônico, que armazena o histórico médico do indivíduo — excluindo também a tradicional ficha de papel e aumentando a agilidade no atendimento.

4. Promova pesquisas de satisfação

Essas pesquisas consistem em perguntas — abertas ou para assinalar — que informam, por exemplo, o grau de satisfação do paciente quanto à agilidade na marcação de consultas, ao atendimento médico, à infraestrutura do local e ao tempo de espera.

As pesquisas também ajudam a entender quem é seu paciente, identificando melhor suas necessidades, as carências e quais eram suas expectativas em relação ao atendimento que foi oferecido. Além disso, reforçam a ideia de que a opinião do paciente é importante para o consultório.

5. Entenda como o coworking médico pode ajudar na gestão de consultórios

Os coworkings médicos são espaços compartilhados especializados em saúde. Eles podem ser utilizados pelos profissionais associados de acordo com a sua agenda de atendimento, mediante reserva, e representam uma excelente opção para melhorar a experiência do paciente.

Além disso, alguns outros dos benefícios do coworking médico são:

  • infraestrutura adequada e recepção;
  • otimização do tempo, visto que o espaço se encarrega de boa parte das questões administrativas;
  • economia de despesas, uma vez que o pagamento é proporcional à utilização do espaço;
  • mais flexibilidade na agenda;
  • networking e aumento no número de clientes, uma vez que um especialista acaba indicando o outro.

Devido a diversidade de profissionais e especialidades, o coworking médico também permite que o paciente concentre todos os cuidados de saúde em um único espaço. Além de ser vantajoso para o próprio indivíduo, isso faz com que o paciente fique mais próximo do profissional de saúde que o atendeu, ajudando na fidelização.

Portanto, você viu como é importante conhecer o paciente e como o tratamento personalizado é um grande diferencial na hora de conquistar a confiança e oferecer um atendimento no seu consultório. Entendeu também como a agilidade e a infraestrutura impactam a experiência do paciente e conheceu alguns benefícios do coworking na gestão de consultórios.

Agora, quer saber um pouco mais sobre esse espaço compartilhado? Então, confira agora mesmo nosso artigo sobre como funciona o coworking médico!

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat