Você sabe como funcionam os consultórios compartilhados? Veja aqui!

Ter um consultório demanda uma série de responsabilidades para os médicos — um local equipado e preparado para realizar atendimentos pode incluir aluguel, salário de funcionários e outros custos mensais. Sendo assim, nem sempre é fácil manter um bom retorno financeiro com todas as despesas envolvidas em ter um espaço próprio.

Nesse contexto, uma solução que muitos médicos têm encontrado é a modalidade de coworking, ou seja, consultórios compartilhados. Ela consiste na existência de uma área comum que vários profissionais utilizam para o atendimento de seus pacientes, de acordo com a sua agenda de horários.

Se você ficou curioso para entender mais sobre o funcionamento desse tipo de consultório, continue a leitura do post!

Como funciona o coworking médico?

O uso de espaços de coworking tem sido cada vez mais comum em diversas áreas do mercado pela economia e pela praticidade que oferecem. Os consultórios compartilhados funcionam de maneira similar aos escritórios e às salas de outros nichos.

Assim, o ambiente é direcionado para aqueles que atuam na saúde e desejam inovar no atendimento aos pacientes. A estrutura é projetada com o objetivo de atender às necessidades das pessoas que usam o local, por isso, o espaço conta com recepção, secretária, banheiros e outros recursos que facilitam o trabalho no dia a dia.

Existem diversos benefícios em optar pelo coworking médico, como a escolha de uma boa localização, a redução de custos administrativos e a flexibilidade.

Quais são os formatos de aluguel?

É possível encontrar diferentes formatos de aluguel em consultórios compartilhados e é importante entender qual é a sua necessidade e quais objetivos pretende alcançar com essa modalidade.

Por exemplo, há locais em que o valor é cobrado de acordo com os horários do médico, isto é, ele pagará somente o período em que utilizará o espaço. Além disso, existem opções específicas que usam um contrato mensal como forma de acordo entre as partes.

O que analisar ao escolher um consultório compartilhado?

Para analisar qual consultório compartilhado é mais conveniente para as suas necessidades, é preciso considerar alguns pontos que fazem toda a diferença nos resultados que você observará ao utilizar o serviço. Confira quais são eles:

  • infraestrutura oferecida;
  • custos;
  • regulamentação do local;
  • localização.

Esses são alguns fatores que influenciam um bom atendimento ao paciente e, também, são importantes para não gerar prejuízos ao médico. Portanto, antes de escolher qual é o espaço ideal, procure conhecer mais sobre tais aspectos.

Os consultórios compartilhados são uma nova modalidade de atendimento aos pacientes, já que não demandam um local fixo para fazê-lo. Assim, os custos necessários para manter as despesas de um ambiente próprio podem ser direcionados a outras áreas de sua carreira. O coworking médico é indicado, principalmente, para aqueles que estão iniciando e não contam com um número alto de pacientes, não dispondo de recursos financeiros para custear um espaço.

Esperamos que essas informações sobre consultórios compartilhados tenham sido úteis para aumentar seu conhecimento sobre como funcionam os coworkings médicos.

Conheça nosso site para entender como a Habitat Consultórios pode ajudar você a encontrar o local ideal para atendimento aos pacientes!

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Conheça os principais indicadores de desempenho na área da saúde

Os indicadores de desempenho são ferramentas que ajudam a instituição a avaliar suas métricas, mapeando a saúde do negócio. Eles oferecem parâmetros mais seguros na hora de saber se o empreendimento está no caminho certo e ajudam a traçar novas estratégias para alcançar os objetivos da instituição. 

Também chamados de Key Performance Indicators (KPIs), os indicadores são de suma importância no campo da saúde, ajudando profissionais a terem um olhar pautado em dados quantitativos, permitindo uma análise além do feeling e, consequentemente, ajudando clínicas e hospitais a alcançarem resultados melhores. 

Neste artigo, vamos explicar melhor a importância dos indicadores de desempenho na área da saúde e mostrar alguns dos mais importantes. Quer saber mais? Continue lendo!

Entenda a importância dos indicadores de desempenho na área da saúde

Os indicadores (ou KPIs) atuam identificando os pontos fortes e fracos da instituição de saúde. Por meio de uma análise sistemática, eles medem o índice de desempenho de determinada ação implementada. Na prática, são eles que dizem o quanto determinada estratégia traz (ou não) benefícios para a clínica. 

Dessa forma, os indicadores de desempenho na área da saúde ajudam a analisar, de forma metódica, as métricas da instituição — se a aplicação de recursos é eficiente, se a qualidade do serviço prestado é satisfatória, se o resultado financeiro é condizente com o investimento empregado etc. 

Essa avaliação de desempenho ajuda na tomada de decisão, dando um embasamento mais preciso na hora de traçar novas estratégias, instruindo onde a clínica deve concentrar seus esforços, promovendo melhorias contínuas e, consequentemente, garantindo resultados melhores. 

Os indicadores de desempenho podem ser separados em dois grupos: índices de conquistas de saúde e de retornos financeiros. Confira, abaixo, alguns exemplos e veja como eles se relacionam com a sua clínica!

Descubra quais são os indicadores relacionados às conquistas de saúde

Taxa de satisfação dos clientes

Saber o grau de satisfação dos clientes é essencial para descobrir se a clínica está no caminho certo. Uma clínica que, por exemplo, oferece resultados insatisfatórios ou tem um atendimento ruim, tem grandes chances de perder clientes e sofrer impactos financeiros negativos. Em longo ou médio prazo, pode até fechar as portas.

Além do atendimento e da qualificação dos profissionais, a infraestrutura e a localização do empreendimento também são fatores que podem levar à insatisfação dos clientes. Lugares afastados ou de difícil acesso, ou, ainda, pequenos, sem ventilação adequada, resultam em uma má experiência.

Outras causas relacionadas, que também podem ser tomadas como indicadores de desempenho, são:

  • alto tempo de espera;
  • má higienização do ambiente; 
  • equipamentos obsoletos, pouco eficientes ou, ainda, a falta de equipamentos;
  • má organização no agendamento. 

Para medirem o índice de satisfação dos clientes, algumas instituições fazem uma pesquisa de opinião, sugerindo aos pacientes que preencham um formulário na recepção, avaliando o atendimento e deixando críticas e sugestões. Esse tipo de pesquisa também pode ser feito por meio eletrônico, mediante e-mail e mensagens eletrônicas ou, ainda, por meio do aplicativo da clínica, caso haja um.

Uma forma quantitativa de medir o índice de satisfação dos clientes, obtendo resultados mensuráveis, é por meio do Net Promoter Score (NPS). Aplicado à área da saúde, o método calcula a taxa de pacientes que estão dispostos a recomendarem a clínica e correlaciona essa informação com o índice de satisfação dos clientes. O método pode ser aplicado tanto por meio da pesquisa de satisfação tradicional quanto por meios eletrônicos. 

Quantidade de retorno

Medir a taxa de retorno dos pacientes é outra forma de verificar a satisfação do cliente sobre o serviço prestado. A retenção e a fidelização do usuário indicam que a clínica está indo pelo caminho certo. Por outro lado, o não retorno ou a interrupção de tratamentos podem indicar a necessidade de rever os processos internos da instituição. 

Para medir o índice de retorno, é importante manter um cadastro de pacientes. Softwares especializados, ou, ainda, um programa de Excel podem averiguar o índice de retorno no histórico e elaborar gráficos que mostram, por exemplo, o número de pacientes que retornaram para dar continuidade ao tratamento, que voltaram à clínica buscando outro tipo de serviço e/ou especialidade ou, ainda, que nunca retornaram. 

Número de novos pacientes

O número de novos pacientes também é um importante indicador de desempenho. Para verificá-lo, é preciso levantar o número de novos clientes em um determinado período de tempo (um mês, por exemplo). O ideal é que o índice aumente com o passar do tempo. Caso a taxa de novos clientes seja decrescente, é preciso investigar. 

Quantidade de pacientes que não comparecem às consultas

O cancelamento da consulta, sobretudo de última hora, costuma ser um problema para a clínica. Caso a instituição não consiga encaixar outra consulta no horário, além de comprometer a agenda, a prestadora de serviços também perde os recursos que mobilizou para aquele atendimento, como profissionais e equipamentos.

O alto índice de absenteísmo gera um impacto financeiro negativo na clínica, além de atrapalhar o fluxo de atendimento. Para evitá-lo, com o uso da tecnologia, algumas medidas podem ser tomadas — por exemplo, a utilização de mensagens para enviar lembretes aos pacientes e confirmar previamente as consultas. 

Confira os indicadores relativos aos retornos financeiros

Faturamento da clínica

O faturamento da clínica é um dos maiores indicadores de desempenho na área da saúde. Ele é o resultado de várias ações e estratégias e é, basicamente, o que define se a clínica está apta a continuar operando. Esse indicador ajuda a encontrar pontos nos quais os recursos podem ser mal empregados, ajudando na diminuição de custos.

Retorno sobre o Investimento

O Retorno sobre o Investimento (ROI) busca mensurar a eficiência de determinado investimento, relacionando-o à quantidade de dinheiro que retornou para a instituição de saúde, com base nos recursos utilizados para esse fim. 

Por exemplo, se a clínica investe em publicidade, o valor que ela lucra com novos clientes, em curto e médio prazo, precisa ser maior que o dinheiro empregado na campanha de marketing. Ações que não geram retorno financeiro devem ser repensadas. 

O uso de espaços compartilhados é uma excelente forma de reduzir os custos de uma clínica de saúde. Além disso, a utilização desses espaços também contribui para a captação de novos clientes e ajuda a sanar problemas em relação à localização e à infraestrutura, auxiliando alguns indicadores de desempenho a melhorarem seus resultados. 

Assim, vimos como os indicadores de desempenho na área da saúde são importantes. Eles mensuram a qualidade da clínica, bem como analisam a sua saúde financeira, mostrando pontos fortes e fracos e dando suporte para traçar novas estratégias. Também entendemos como o uso de espaços compartilhados pode ser uma boa opção para melhorar os indicadores de desempenho. 

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe-o nas redes sociais e ajude a informar mais profissionais da saúde sobre a importância dos KPIs! 

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Como calcular o retorno de investimento ao montar uma clínica

Donos de consultórios e demais espaços de saúde têm muito a fazer antes de montar uma clínica e oferecer seus serviços para o público. O plano de negócios, a criação de estratégias para atrair pacientes e as aplicações financeiras iniciais são apenas alguns exemplos disso. Nessa hora, o conhecimento sobre ROI pode ser de grande ajuda.

Sendo a sigla de Retorno Sobre o Investimento em português, o ROI é uma métrica que auxilia gestores e donos de empreendimentos de todos os setores a saberem se os investimentos que serão ou já foram feitos compensam ou não. Isso vale tanto para quem deseja saber se é uma boa ideia montar uma clínica quanto para quem já possui uma.

Portanto, se você deseja saber como o ROI pode ser útil para você, continue lendo este artigo!

Do que se trata o retorno do investimento ao montar uma clínica médica?

Custos iniciais, despesas e investimentos são inevitáveis para quem visa a montar uma clínica médica. Desde a burocracia até a manutenção do negócio, são exigidas boas práticas de organização financeira e otimização de recursos. Uma das formas de garantir isso é por meio do ROI.

Para quem deseja montar uma clínica, o ROI serve para a previsão do retorno do investimento inicial a ser feito. Por meio dele, será possível calcular o quanto será preciso investir e qual retorno deve ser obtido para o sucesso do empreendimento e para que haja uma boa rentabilidade. No entanto, como efetuar esse cálculo na prática? Confira!

Cálculo

A fórmula do cálculo do ROI é: (lucro do negócio – investimento inicial)/investimento inicial. Isso significa que é fundamental guardar todos os recibos envolvidos em gastos, despesas e custos com a montagem da clínica — que, somados, culminarão no investimento inicial.

Em seguida, é preciso ter acesso aos lucros esperados ou obtidos. Ao aplicar o valor na fórmula, você conhecerá o retorno de seu investimento.

Vale a pena investir em montar uma clínica nova?

É inegável que são muitos os custos envolvidos na montagem de uma clínica nova. Imagine dois profissionais que visam montar uma clínica, são especialistas no mesmo assunto e atendem a mesma quantidade de clientes. Agora, visualize os cálculos do ROI em termos de lucro e investimento inicial que eles terão em seus negócios.

Enquanto aquele que visa abrir seu próprio consultório particular terá que arcar, sozinho, com despesas de compra de equipamentos, marketing e decoração, salário dos funcionários e aluguel do espaço, o que apostar em um modelo de consultório baseado em coworking, por exemplo, dividirá esses custos sem prejudicar a privacidade de seu atendimento e a qualidade de seus serviços.

Outro ponto a ser levado em consideração é a demora para abrir uma empresa do zero. Em um momento econômico como o atual, é sempre recomendado que haja otimização dos recursos disponíveis — inclusive do tempo —, utilizando-os para aprimorar a divulgação do negócio, o relacionamento com os pacientes e a organização de processos internos. Para isso, uma boa alternativa é contar com consultórios compartilhados.

Consultórios compartilhados ou coworking

Após calcular o ROI de sua clínica, é importante saber que esse investimento pode ser direcionado para outras áreas do negócio. Ao maximizar o uso dos recursos disponíveis para montar uma clínica — por meio dos consultórios compartilhados —, é possível maximizar também os seus resultados.

Os consultórios compartilhados atuam como espaços de coworking voltados para profissionais da área médica, de bem-estar e de saúde. Eles são mais do que apenas estruturas, mas também representam ambientes planejados e personalizados para o desenvolvimento pessoal, o atendimento adequado dos clientes e o bom andamento do negócio.

Ou seja, além de serem uma opção “mais em conta” para quem deseja iniciar seu próprio empreendimento, oferecem alavancagem dos resultados e um ROI mais bem aplicado.

Se você gostou de conhecer os consultórios compartilhados como uma forma de otimizar o ROI ao montar uma clínica, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e de espalhar esse conhecimento. Boa sorte em seu negócio!

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Saiba como conseguir mais pacientes por meio do marketing para médicos

A era da informação trouxe consigo inúmeras possibilidades para os profissionais das mais variadas áreas de atuação. A saúde é uma delas e é a grande beneficiada pelas novas estratégias de marketing para médicos.

Com o número crescente de médicos no país — só em 2018, esses valores chegavam a 2,18 médicos por mil habitantes —, é preciso se reinventar para se diferenciar e, assim, captar e fidelizar seus pacientes.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o que é e sobre como funciona o marketing para médicos no Brasil, bem como acerca de quais são as melhores estratégias e de como implementá-las com sucesso. Continue a leitura!

O que é o marketing para médicos e quais são os seus 3 pilares?

Quando uma pessoa está doente, o que ela faz? Procura por um médico, correto? Com essa ideia em mente, vamos analisar algumas possibilidades para que esse paciente em potencial possa encontrar a melhor solução para o seu problema. Ele pode:

  • procurar por seus sintomas em redes de pesquisa online;
  • buscar um médico pela lista de seu plano de saúde; ou
  • pedir indicações para amigos ou familiares.

Nessa última opção, muito provavelmente, esse paciente está à procura de um médico — particular, com atendimento de qualidade e que ofereça a melhor solução para o seu problema de saúde, da forma mais rápida e eficaz.

No entanto, como fazer para que esse paciente encontre o seu consultório? É nesse ponto que o marketing para médicos entra, atuando como uma ferramenta poderosa capaz de atrair e fidelizar pacientes — novos e antigos.

Por definição, podemos explicar marketing como toda ação que você executa com a finalidade de comunicar, criar e entregar valor para um cliente, nesse caso, um paciente. Não se trata apenas de divulgar o seu trabalho, mas de zelar por toda a experiência do paciente.

Para utilizar essa ferramenta da melhor forma possível, podemos dividi-la em 3 pilares fundamentais, vamos falar sobre eles?

1. Atendimento

Quando falamos em atendimento, falamos sobre tudo o que envolve essa etapa: a marcação de consulta, a recepção do consultório, o atendimento do médico, o pós-consulta e, até mesmo, os possíveis diferenciais de interação com esse paciente fora da clínica.

2. Divulgação

A divulgação abrange toda a estratégia de marketing e de posicionamento de marca e a melhor forma de abordar cada tipo de paciente. Isso também permite identificar quais são as melhores opções de atendimento, que acabamos de falar, e do próximo pilar.

3. Preço

Precificar seu atendimento da forma correta é fundamental não apenas para conseguir mais pacientes, mas também para não ter problemas com o fluxo de caixa da sua clínica, do consultório e do seu trabalho de modo geral.

Vale ressaltar a importância de sempre seguir as normas estabelecidas pelo CFM, como: não publicar fotos de “antes e depois” de pacientes, ter seu nome envolvido em propaganda enganosa e consultar, diagnosticar ou prescrever a distância.

Como conseguir mais pacientes utilizando o marketing para médicos?

Como vimos no início deste post, o número de médicos no país está aumentando a cada ano e, quanto mais médicos se formarem, mais clínicas e consultórios serão abertos — o que aumenta também a concorrência.

No entanto, algumas dicas poderão ajudar a reverter esse cenário a seu favor e é sobre elas que vamos falar a seguir. Confira!

Saiba quem são seus pacientes

O primeiro passo de qualquer estratégia de marketing é saber com quem você vai falar. Dificilmente, uma pessoa que comumente busca por atendimento em uma clínica popular vai contratar os serviços de um médico particular que cobre 7, 10 vezes mais o valor habitual.

Com isso em mente, analise quem são seus pacientes (pessoas às quais você comumente atende ou gostaria de atender) e registre todas as informações possíveis sobre elas: idade, grau de instrução, onde moram, o que buscam etc. Quanto mais detalhadas forem essas anotações, melhores serão seus resultados.

Crie uma marca profissional poderosa

Ter uma identidade clara e forte na mente das pessoas é o segundo passo dessa estratégia. Como você gostaria que as pessoas conhecessem o seu trabalho? O que você espera que elas pensem ao ouvir seu nome?

Responda a essas perguntas e vá criando uma identidade própria, a sua marca profissional poderosa para que seu nome seja lembrado como uma referência em sua área de atuação. Isso nos leva ao próximo passo.

Demonstre autoridade no assunto

Mostre que você sabe do que está falando! Faça publicações educativas sobre a sua especialidade. Se você for generalista, fale sobre saúde e bem-estar de modo geral. O mais importante é produzir um conteúdo de qualidade com constância e consistência.

Ou seja, quanto mais você produz, maiores são as chances de ter esse conteúdo encontrado e, consequentemente, maiores serão as oportunidades de conquistar novos pacientes que já estarão propensos à fidelização por conhecer e confiar em seu trabalho antes mesmo da marcação de uma consulta.

Esteja nas redes sociais

Para que as dicas anteriores possam ser intensificadas, tenha a tecnologia como aliada! Nunca foi tão fácil conquistar pacientes, mas nunca foi tão fácil perdê-los em contrapartida. Para que isso não aconteça com você, manter também sua presença online é fundamental, embora não seja a única opção.

Duvida? Faça, então, uma pesquisa nas redes sociais e analise o perfil dos médicos mais conhecidos pelo público. Todos, sem exceção, têm algo em comum: são ativos no meio digital. E você, como está a sua presença online?

Tenha uma rede de indicação

Não poderíamos deixar de lado a boa e velha indicação, não é mesmo? É a mais antiga estratégia e que não falha na hora de produzir novas possibilidades de captação de pacientes.

Para isso, tenha uma rede de contato com bons médicos que complementem seu trabalho de alguma forma. Existe espaço para todos os profissionais que realmente se dedicam ao seu atendimento e aos cuidados com os seus pacientes. Essa informação nos leva a uma dica extra que pode intensificar esse networking. Veja a seguir!

Faça atendimentos em um coworking

Essa última dica é realmente poderosa e traz inúmeras vantagens para o médico, além da facilidade de networking, por exemplo. Você se lembra de que falamos sobre os 3 pilares do marketing para médicos?

Então, em relação ao atendimento, um coworking é um ponto positivo por ter profissionais qualificados na recepção, para marcação de consultas (dependendo do plano) etc. Além disso, muitos desses espaços têm suas próprias estratégias de marketing, o que também influencia positivamente a sua própria divulgação.

Por último, com os custos reduzidos em termos de investimento para o médico que contrata um espaço de atendimento compartilhado, os valores cobrados com consultas podem diminuir ou ser direcionados para melhorias e para a personalização nos atendimentos.

Todas essas opções são partes integrantes do marketing para médicos e podem intensificar ainda mais a captação e a fidelização de novos pacientes, bem como a consolidação de seu trabalho no mercado e na mente das pessoas.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre os principais benefícios do coworking para a área médica? Confira o post que fizemos sobre o assunto!

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Alugar consultório médico: vale a pena?

Muitos médicos sonham em ter um consultório. Além da independência, ele pode construir seu nome em meio aos pacientes e escolher seu público-alvo sem a interferência de chefes. No entanto, quem trabalha em grandes centros urbanos sabe como construir ou alugar consultório médico pode pesar nas despesas. 

Além de ter ou alugar um consultório, hoje, é também possível fazer parte de um coworking médico, em que você escolhe o local e paga pelos dias de uso. Mas qual será a alternativa mais benéfica para o profissional de saúde?

Neste post, você vai saber se vale mais a pena alugar um consultório médico ou optar pelo coworking. Confira!

O que é necessário considerar ao ter ou alugar um consultório médico?

Ter um consultório próprio é uma medida de liberdade do profissional. No entanto, é necessário considerar algumas despesas antes de alugar. Veja a seguir!

Recepção

A primeira pessoa que vai falar com o paciente não é o médico, mas, sim, o profissional da recepção. Ele é responsável por tirar as dúvidas tanto pessoalmente quanto por telefone e e-mail, por marcar consultas e por lidar com a organização dos compromissos diários no local. Portanto, você precisa considerar:

  • se a sala da recepção é espaçosa e confortável;
  • que a contratação de um profissional, de preferência com experiência em locais de saúde, é uma despesa indispensável para o funcionamento do consultório.

Reserva financeira

Além do aluguel, há também as contas de energia elétrica, água, internet e telefone, limpeza, investimento na infraestrutura do local, compra de materiais para o estoque, manutenção dos equipamentos médicos e, claro, o salário do profissional da recepção. Nos primeiros meses, é normal que o consultório não dê lucro, principalmente se você estiver em início de carreira. Portanto, ter uma reserva financeira para cobrir os momentos de sufoco é fundamental.

Documentação legal

Mesmo que você vá alugar, precisa conferir se a documentação local está de acordo com as exigências brasileiras — a verificação dos documentos, aliás, deve ser sua primeira medida com relação ao consultório. Você precisa estar em dia com: 

  • a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que a liberação de atendimento médico precisa ser deferida no Diário Oficial;
  • o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES);
  • a prefeitura, pois é ela que vai expedir o alvará de funcionamento.

Quais os diferenciais do coworking médico?

O profissional de saúde tem uma rotina muito intensa, por isso, precisa de soluções que tirem um pouco da sobrecarga administrativa das suas costas sem pesar no bolso. O coworking, solução que mudou a forma de trabalho de autônomos e startups, agora, aparece como uma alternativa viável também para médicos.

Locais colaborativos são empreendimentos em que você divide o espaço com outros profissionais. E, quando falamos da área médica, essa é uma forma de o profissional obter toda a infraestrutura necessária por um valor mais acessível. O médico escolhe o consultório, define os dias e os horários em que estará presente e monta um plano correspondente à sua agenda. A partir daí, precisa se preocupar apenas em oferecer o melhor tratamento aos seus pacientes.

Um coworking médico oferece:

  • acesso a diferentes unidades;
  • material descartável;
  • boa localização;
  • sala de espera;
  • recepcionista;
  • equipamento;
  • limpeza;
  • internet.

Alugar um consultório médico de maneira convencional foi uma solução viável por muito tempo, mas, hoje, o médico tem a oportunidade de exercer seu trabalho de maneira mais flexível e econômica. Além de diferentes locais para atendimento, o profissional ainda pode montar um plano e pagar apenas pelos dias em que trabalhar.

Se você ficou interessado em alugar consultório médico em um coworking, entre em contato com a Habitat Consultórios e tire todas as suas dúvidas!

Alugar consultório médico: vale a pena?

Muitos médicos sonham em ter um consultório. Além da independência, ele pode construir seu nome em meio aos pacientes e escolher seu público-alvo sem a interferência de chefes. No entanto, quem trabalha em grandes centros urbanos sabe como construir ou alugar consultório médico pode pesar nas despesas. 

Além de ter ou alugar um consultório, hoje, é também possível fazer parte de um coworking médico, em que você escolhe o local e paga pelos dias de uso. Mas qual será a alternativa mais benéfica para o profissional de saúde?

Neste post, você vai saber se vale mais a pena alugar um consultório médico ou optar pelo coworking. Confira!

O que é necessário considerar ao ter ou alugar um consultório médico?

Ter um consultório próprio é uma medida de liberdade do profissional. No entanto, é necessário considerar algumas despesas antes de alugar. Veja a seguir!

Recepção

A primeira pessoa que vai falar com o paciente não é o médico, mas, sim, o profissional da recepção. Ele é responsável por tirar as dúvidas tanto pessoalmente quanto por telefone e e-mail, por marcar consultas e por lidar com a organização dos compromissos diários no local. Portanto, você precisa considerar:

  • se a sala da recepção é espaçosa e confortável;
  • que a contratação de um profissional, de preferência com experiência em locais de saúde, é uma despesa indispensável para o funcionamento do consultório.

Reserva financeira

Além do aluguel, há também as contas de energia elétrica, água, internet e telefone, limpeza, investimento na infraestrutura do local, compra de materiais para o estoque, manutenção dos equipamentos médicos e, claro, o salário do profissional da recepção. Nos primeiros meses, é normal que o consultório não dê lucro, principalmente se você estiver em início de carreira. Portanto, ter uma reserva financeira para cobrir os momentos de sufoco é fundamental.

Documentação legal

Mesmo que você vá alugar, precisa conferir se a documentação local está de acordo com as exigências brasileiras — a verificação dos documentos, aliás, deve ser sua primeira medida com relação ao consultório. Você precisa estar em dia com: 

  • a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que a liberação de atendimento médico precisa ser deferida no Diário Oficial;
  • o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES);
  • a prefeitura, pois é ela que vai expedir o alvará de funcionamento.

Quais os diferenciais do coworking médico?

O profissional de saúde tem uma rotina muito intensa, por isso, precisa de soluções que tirem um pouco da sobrecarga administrativa das suas costas sem pesar no bolso. O coworking, solução que mudou a forma de trabalho de autônomos e startups, agora, aparece como uma alternativa viável também para médicos.

Locais colaborativos são empreendimentos em que você divide o espaço com outros profissionais. E, quando falamos da área médica, essa é uma forma de o profissional obter toda a infraestrutura necessária por um valor mais acessível. O médico escolhe o consultório, define os dias e os horários em que estará presente e monta um plano correspondente à sua agenda. A partir daí, precisa se preocupar apenas em oferecer o melhor tratamento aos seus pacientes.

Um coworking médico oferece:

  • acesso a diferentes unidades;
  • material descartável;
  • boa localização;
  • sala de espera;
  • recepcionista;
  • equipamento;
  • limpeza;
  • internet.

Alugar um consultório médico de maneira convencional foi uma solução viável por muito tempo, mas, hoje, o médico tem a oportunidade de exercer seu trabalho de maneira mais flexível e econômica. Além de diferentes locais para atendimento, o profissional ainda pode montar um plano e pagar apenas pelos dias em que trabalhar.

Se você ficou interessado em alugar consultório médico em um coworking, entre em contato com a Habitat Consultórios e tire todas as suas dúvidas!

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Saiba como fidelizar os pacientes com o marketing de relacionamento

Você sabe como fidelizar os pacientes que chegam ao seu consultório? Esse é um grande desafio para muitos profissionais, mas, com as estratégias certas, é possível manter o seu público por perto. Uma boa forma de fazer isso é praticando o marketing de relacionamento.

Por meio dele, você consegue se aproximar muito mais dos seus pacientes criando uma relação de confiança — justamente aquilo que é necessário para ganhar a preferência do seu público. Pensando nisso, preparamos este artigo.

Continue lendo para entender ao certo o que é o marketing de relacionamento para médicos, como ele ajuda na fidelização dos pacientes e quais são os benefícios de fidelizar essas pessoas.

O que é o marketing de relacionamento para médicos?

Você também dá preferência para os estabelecimentos que oferecem um bom atendimento, não é? Isso não é diferente com o seu público, que sempre está em busca de quem oferece um serviço que atenda às suas exigências, promovendo a sua satisfação.

O marketing de relacionamento tem sido muito aplicado para cultivar uma relação mais próxima com os clientes em potencial e para fidelizar as pessoas que já optaram pelo produto ou pelo serviço de uma empresa. Com os profissionais da área de saúde, não é diferente. Eles também precisam ganhar a preferência dos pacientes diante de um mercado concorrido.

O marketing de relacionamento para médicos consiste na adoção de práticas e estratégias que visam a melhorar a experiência do paciente. Sendo assim, envolve tudo aquilo que eleva a qualidade do atendimento no que se refere à organização, à gestão e à atenção às dores da pessoa.

É por meio do marketing de relacionamento que conseguimos criar um diferencial competitivo. Afinal, ele mostra para o paciente que você se preocupa com o bem-estar dele, com os seus sentimentos e com a sua opinião e que valoriza tudo isso.

Ao investir nessa estratégia, você oferecerá, para o seu público, aquilo que ele espera e, consequentemente, fará com que ele seja fiel. Isso garante a sua sobrevivência no mercado, traz mais credibilidade e permite seu crescimento profissional.

Como fidelizar pacientes com o marketing de relacionamento?

O marketing não envolve apenas campanhas de divulgação. Ele se relaciona com diferentes aspectos de uma empresa ou profissional, ajudando a criar uma marca e a fortalecê-la no mercado. Por isso, quando falamos em marketing de relacionamento, estamos nos referindo a diversas ações e estratégias distintas.

Entretanto, todas elas têm um objetivo em comum, que é tornar a experiência do paciente mais positiva em seu consultório. Basicamente, ele precisa gostar do atendimento desde a recepção até a finalização do tratamento, incluindo as ações de pós-venda.

Sendo assim, se você quer saber como fidelizar pacientes de uma forma mais eficaz, deve começar a praticar o marketing de relacionamento. Nós listamos, a seguir, algumas ações muito válidas para você colocar em prática. Confira!

Humanize o atendimento

Quem procura por atendimento médico geralmente está vivendo um momento delicado. É comum que o paciente esteja cansado, estressado, fragilizado e experimentando sentimentos ruins. Ele deseja encontrar, no profissional, alguém que lhe dê suporte e apoio, então, a humanização do atendimento é fundamental.

Não há como fidelizar pacientes se os seus atendimentos forem superficiais ou maquinais. É preciso ter uma abordagem mais amigável e acolhedora, saber escutar com atenção e compreender o momento pelo qual a pessoa está passando. Ela precisa se sentir acolhida e compreendida.

Essa postura humanizada do profissional de saúde faz toda a diferença para ganhar a confiança do paciente. Ela faz com que ele prefira se consultar com você, uma vez que sabe que, em seu consultório, receberá um bom atendimento e não será tratado apenas como mais um.

Trabalhe com empatia

Problemas de saúde, mesmo que não sejam muito significativos, provocam abalos para quem os vivencia. Alguns pacientes também ficam muito inseguros diante de um médico. Esses e outros casos similares precisam ser tratados com muita empatia.

O profissional de saúde deve respeitar o paciente e procurar entender aquilo que ele está sentindo. Isso faz parte do atendimento humanizado que citamos, e esse respeito ajuda na fidelização, pois demonstra que você não faz julgamentos e que está ali para ajudar.

Tenha atenção ao agendar consultas

É fato que as pessoas não gostam de esperar e, quando agendam uma consulta médica, pretendem ser atendidas no horário reservado para elas. Sendo assim, você precisa ter muito cuidado ao fazer o agendamento das consultas para que seus horários não fiquem conflitantes e isso acabe atrasando os atendimentos.

Perceba que é muito comum que as consultas médicas atrasem, o que sempre causa insatisfação nos pacientes. Portanto, uma das formas de cativar a simpatia do seu público é evitando que isso aconteça. Esse será um grande diferencial que, certamente, chamará atenção por demonstrar o seu comprometimento e respeito.

Disponibilize um clube de vantagens

O que faz com que um paciente prefira se consultar com você e não com outro profissional? Para ter essa preferência do público, é importante oferecer algum benefício para ele, e uma boa opção é disponibilizar um clube de vantagens.

Ao participar do Clube de Vantagens da Habitat Consultórios, por exemplo, você pode divulgar os seus serviços e oferecer promoções para toda a base de pacientes da Habitat. Além disso, o seu público terá acesso a pacotes e promoções exclusivos para quem aderiu ao clube, o que é um grande atrativo. 

Os pacientes também têm acesso a todos os especialistas que atendem nas unidades da Habitat Consultórios, assim, podem encontrar os profissionais que precisam em um só espaço, centralizando os seus cuidados no mesmo lugar.

Prefira atuar em um ambiente com outras especialidades

Sabia que o sistema de coworking também pode ajudar a melhorar as suas estratégias de marketing de relacionamento? Isso acontece por diferentes motivos, sendo um deles a eficácia na organização e na gestão do espaço. Além disso, há o fato de associar o seu trabalho ao de profissionais de outras especialidades.

Considere que as pessoas desejam dinamismo e praticidade para o dia a dia, por isso, se você oferecer os seus serviços em um ambiente onde elas possam encontrar outros especialistas associados ao seu trabalho, haverá maiores chances de preferirem o seu atendimento.

Quais são os benefícios da fidelização de pacientes?

Agora que você já viu como fidelizar pacientes por meio do marketing de relacionamento, é hora de entender quais são os benefícios dessa fidelização. O primeiro deles é ter o seu público por perto e evitar que a sobrevivência do seu consultório dependa de sempre atrair mais pessoas.

Mais um grande benefício dessa estratégia é ganhar parceiros na hora de fazer a divulgação dos seus serviços. Afinal, um paciente fidelizado é aquele que está satisfeito com o atendimento e, portanto, indica seu consultório para familiares e conhecidos e ainda faz uma propaganda positiva para o público em geral, por meio das redes sociais, por exemplo.

Você também alcançará mais credibilidade no mercado, fazendo com que o seu nome se torne referência. Isso se deve à atenção às necessidades do paciente e ao cuidado com o seu bem-estar e com a sua opinião, que demonstram seu profissionalismo e geram mais um diferencial de peso.

Viu só como fidelizar os pacientes não é tão difícil assim? Adotando as estratégias do marketing de relacionamento, você alcançará facilmente esse objetivo. Assim, terá uma cartela ampla e presença no mercado, ganhando a credibilidade de que precisa para atrair ainda mais público.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe-as em suas redes sociais para que seus amigos também possam explorar as estratégias do marketing de relacionamento!

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Gestão de consultórios: saiba como o coworking para médicos pode ajudá-lo

Muitos profissionais da saúde sonham em ter o próprio consultório, atuando de forma independente, mas se sentem inseguros em relação a assumir a responsabilidade que isso traz. Além de continuar exercendo a profissão, como é possível que o especialista também dê conta de gerir o dia a dia do empreendimento, lidando com a segurança do local e a manutenção do espaço e coordenando toda a dinâmica administrativa? 

A gestão de consultórios é, de fato, um grande desafio. Isso porque, na área da saúde, é preciso estar atento às normas e aos padrões de qualidade. Nesse cenário, o coworking para médicos aparece como uma excelente alternativa.

Ocupando-se com a questão administrativa, o modelo de trabalho se propõe a resolver os desafios gerenciais da clínica, permitindo que o profissional tenha mais tempo e liberdade para realizar os atendimentos. 

 Abaixo, vamos explicar melhor como o coworking para médicos pode ajudar na administração do consultório, auxiliando-o a ganhar tempo e ter mais disponibilidade para consultas. Continue a leitura para saber mais! 

Como o coworking para médicos funciona? 

O coworking é um modelo de trabalho que reúne profissionais de empresas diferentes, ou, até mesmo, profissionais de áreas distintas, propondo o compartilhamento do espaço e de recursos, como água, luz, internet, limpeza, manutenção, sala de reunião, copa, estacionamento e recepção. 

Na área da saúde, o coworking oferece o aluguel de consultórios completos, de acordo com a modalidade do atendimento. É válido para médicos de diferentes especialidades, nutricionistas, psicólogos, dentistas etc.

Em vez de reservar o mês inteiro, como o aluguel tradicional, a proposta do coworking é cobrar apenas pelo período em que o profissional utiliza o espaço de fato. Assim, ele economiza, pagando apenas um valor proporcional ao uso.

A modalidade também exclui totalmente a necessidade de investir em estrutura para começar a atuar. O especialista que deseja trabalhar em um espaço coworking não precisa se preocupar, por exemplo, em investir em câmeras ou alarmes, ou, ainda, em contratar uma empresa privada, deixando a segurança a cargo da administração do espaço. 

O mesmo acontece com a limpeza. Além de garantir que a higienização da clínica estará de acordo com as normas sanitárias para estabelecimentos de saúde, o profissional não precisa se preocupar com determinadas questões, como o reabastecimento de sabonete, de papel higiênico etc. Também não precisa se preocupar com a manutenção predial, com a manutenção dos equipamentos ou, ainda, com a decoração do ambiente. 

Outro ponto que deve ser destacado é o auxílio que a modalidade de trabalho oferece em relação aos desafios gerenciais. Abaixo, veja como esses dois itens estão relacionados. 

Como o coworking ajuda na gestão de consultórios? 

Além da infraestrutura, o coworking para médicos se preocupa com a questão administrativa, oferecendo um suporte completo para a atuação do profissional. Desse modo, além de não precisar se preocupar em administrar a limpeza, a segurança e a manutenção, o especialista também não precisa se preocupar com a contratação de agentes para auxiliar no atendimento ao paciente, como secretários e recepcionistas.

Dentre os serviços administrativos prestados pelo espaço coworking, podemos citar o agendamento online e o auxílio dos recepcionistas, que fazem uma ponte de comunicação com o cliente, agendando consultas e cuidando do canal de comunicação, bem como fazendo ligações ou enviando mensagens para confirmar as consultas previamente agendadas. Isso ajuda a reduzir o índice de absenteísmo, que traz prejuízos financeiros para o negócio.

Como a gestão de consultórios impacta o dia a dia do profissional? 

Mais disponibilidade na agenda

Com o sistema coworking, o profissional não precisa se preocupar com a manutenção do consultório, concentrando-se totalmente nas suas consultas. Essa otimização do tempo permite que o especialista atue no que realmente importa, tendo mais disponibilidade na agenda e, consequentemente, estando apto a atender a mais pacientes. 

Possibilidade de atuar em diversas unidades

A localização do consultório é um fator determinante para a qualidade do atendimento. Em um consultório tradicional, o profissional da saúde acaba ficando engessado, sem poder atuar em outras localizações. Já no coworking, devido à sua infraestrutura e ao apoio na gestão, o profissional pode atuar em diversas unidades, onde for mais conveniente para ele e para os seus pacientes. 

Quais os outros benefícios do coworking?

Rede de indicações

Além de incentivar uma troca saudável de informações e experiências, atuar no mesmo ambiente que outros profissionais da saúde promove a ampliação da rede profissional. Em vez de se isolarem nos próprios consultórios, o coworking acaba fazendo com que os profissionais conheçam melhor os trabalhos uns dos outros e façam recomendações a seus pacientes, criando uma forte rede de indicações. 

Fortalecimento da marca

Atrelado à rede de indicações, que contribui para aumentar o número de clientes, conforme o espaço cresce e torna-se mais dinâmico, é possível fortalecer sua marca, marcando presença e posicionando-se como referência na área de atuação. Além disso, as estratégias de divulgação do coworking também ajudam a clínica a crescer. 

 Liberdade para atuar em outras unidades

Ainda que ofereça uma atmosfera colaborativa, onde os profissionais da saúde coexistem, o modelo de trabalho não interfere na autonomia ou na individualidade da clínica. Em outras palavras, a liberdade de trabalhar no próprio consultório permanece — não há exigências em relação ao preço dos serviços prestados, e o profissional ainda tem total controle para adotar estratégias de crescimento para a sua clínica. 

Assim, vimos como o coworking para médicos é uma excelente opção para auxiliar profissionais da saúde que desejam trabalhar em suas próprias clínicas. Além de oferecer uma infraestrutura adequada, o modelo de trabalho também se ocupa da gestão de consultórios, dando suporte administrativo e permitindo que os profissionais se concentrem nas consultas, otimizando o tempo, ganhando mais disponibilidade na agenda e ajudando a atingir resultados financeiros melhores

Para garantir uma gestão administrativa eficaz, vale a pena chamar atenção para a importância de trabalhar junto a um coworking para médicos comprometido com o tema, que ofereça, além da qualidade da infraestrutura, suporte para que o profissional continue sempre desenvolvendo sua carreira, buscando o melhor para os pacientes.

Ficou interessado neste post sobre a gestão de consultórios e quer saber mais sobre coworking para médicos? Então, não perca tempo e acesse nosso site. Confira!

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O Centro da cidade pode ser o melhor local para seu consultório

Hoje em dia, com rotinas cada vez mais atribuladas, as pessoas não têm tempo a perder. E, se o têm, desejam aproveitá-lo da melhor maneira possível. Então, na hora de agendar uma consulta médica, a maioria dos pacientes busca locais de fácil acesso, onde possam realizar outras atividades e, de preferência, que sejam próximos de seus endereços de trabalho. O Centro da cidade pode ser o melhor lugar para seu consultório.

Além de estar cercado por um extenso comércio, com as mais variadas opções de restaurantes e lanchonetes, o bairro é sede de inúmeras empresas e escritórios, fato que se traduz em uma excelente oportunidade para você estabelecer parcerias e ampliar suas consultas durante o horário de almoço.

Devido à crise econômica atual, várias empresas optaram por substituir seus planos de saúde, mais custosos, por parcerias com clínicas para o atendimento de seus funcionários. Além disso, com o conceito wellness (bem-estar) sendo cada vez mais disseminado entre as corporações – que passaram a adotar programas de saúde física e mental – o acompanhamento médico preventivo passou a fazer parte do dia a dia dos profissionais.

Dessa maneira, aliando a demanda e a oferta, ter um consultório moderno e bem equipado, que esteja perto dessas empresas e de seus interesses, facilita (e muito) na hora de estabelecer um processo de parceria, captando, assim, um número maior de clientes.

Entretanto, se você ainda tem dúvidas sobre alugar um consultório no Centro, reunimos mais algumas vantagens:

 

Maior fluxo de pessoas

Pelo Centro da cidade circulam, diariamente, milhares de pessoas. A maioria delas busca otimizar tempo, optando por serviços que sejam mais práticos e que estejam ao seu alcance. Imagine a diferença que fará em sua agenda estar pertinho dessas pessoas e também de grandes empresas, interessadas em serviços como o que você oferece!

 

Networking

Busque parcerias com os RHs das empresas próximas e ofereça pacotes de serviços a seus funcionários, como check-ups anuais, pré-natais, exames admissionais e até mesmo acompanhamento psicológico para profissionais com alto nível de estresse. Já pensou nessas imensas oportunidades?

 

Facilidades

O Centro do Rio oferece facilidades que outros lugares não possuem. Localizada na Rua México, bem pertinho da estação de metrô Cinelândia, do VLT e do Consulado Geral dos Estados Unidos, a nova unidade Centro da Habitat Consultórios está prontinha e muito bem equipada para receber seus pacientes.

Esteja onde seus pacientes estão! Veja aqui as fotos da unidade Centro e entre em contato conosco agora mesmo!

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Pensou em ter seu próprio consultório? Sabe por onde começar?

Todo médico sabe dos desafios que o mais nobre dos ofícios traz. Mas além das etapas técnicas e profissionais, você já parou para pensar no passo a passo administrativo para abrir seu próprio consultório médico?

Para realizar o sonho de ter um consultório para chamar de seu, o médico precisa ter em mente o gasto de tempo e dinheiro com uma série de detalhes: a localização e sua acessibilidade; a decoração e a funcionalidade do ambiente; a quantidade e qualidade de equipamentos que terá à sua disposição, bem como a manutenção destes, a contratação da equipe e o treinamento de seus colaboradores com os devidos encargos trabalhistas.

Além disso tudo, há uma grande listagem de documentos em obediência à legislação nacional, estadual, municipal e profissional.

Lista de documentos exigidos 

Antes de mais nada, é preciso definir a área de atuação entre as 54 categorias listadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), depois solicitar o registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), especificando o segmento de atividade médica ambulatorial com recursos para a realização de exames complementares.

O consultório médico necessita de um alvará de funcionamento obtido junto à prefeitura e do certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros, mediante vistoria.

O próximo passo para constituir um consultório é regularizá-lo junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), obedecendo a uma série de critérios e normas de higiene, pois o ambiente também é vistoriado regularmente por um agente sanitário.

Controle financeiro 

Importante também é ter em mente que o controle financeiro é vital para o funcionamento do consultório. Pagamento de impostos e tributos, faturamento na prestação de serviços e salários de colaboradores requerem – além do dinheiro, claro – um minucioso e regular detalhamento. Seguramente, o médico não terá tanta disponibilidade para debruçar-se sobre estas atividades e ainda se dedicar a cuidar de pacientes. Neste sentido, Softwares como o ProDoctor auxiliam a gerenciar este trabalho.

Gestão de pacientes 

Outro ponto importante é a gestão da carteira de pacientes. Prontuários, históricos, agendas, tudo isso requer organização, e sistemas informatizados oferecem este suporte facilitando muito a vida do profissional. A execução de tarefas como a inserção de registros médicos, digitalização de documentos, prescrição de receitas e marcação de consultas e exames, são algumas das ações contempladas neste recurso.

Habitat Consultórios

Agora que você já sabe quais são as etapas de abrir um consultório e deseja simplificar este processo, conheça a Habitat Consultórios. Oferecemos o modelo de coworking, com consultórios completos para ajudá-lo a concretizar este objetivo.

Entre em contato conosco e venha conhecer nossas instalações. Consultórios modernos e localizações privilegiadas.