Habitat Consultorios - Unidade Siqueira Campos - Whalkthrough Recepcao e Corredores_1

Cinco benefícios do coworking para área médica

Idealizado com base na economia compartilhada, o espaço de coworking pode ser uma ótima alternativa para os profissionais da área da saúde. Para exemplificar melhor essa ideia, preparamos um conteúdo incrível com os principais benefícios do coworking para área médica. Gostou? Então, continue a leitura!

Como vimos, a economia compartilhada é o que norteia esse sistema. Seria interessante, portanto, falarmos um pouco mais sobre ela antes de entrarmos no tema central deste post. Entender esse conceito é importante para que fique mais fácil explicar, ao paciente, a dinâmica do atendimento e, também, para escolher melhor o seu espaço.

Sendo assim, a economia compartilhada — ou o consumo colaborativo — acontece quando há a divisão ou o compartilhamento em relação ao uso de um espaço, produto ou serviço. Esse modelo está revolucionando a forma como as pessoas consomem e, até mesmo, interagem umas com as outras.

E agora, chegou a vez de os profissionais da saúde também serem beneficiados por ela. Mas você sabe o que é um coworking para área da saúde? A gente explica!

O que é um coworking médico?

Coworking é um modelo de trabalho baseado no compartilhamento de espaço e de recursos de um escritório, ou consultório, no caso de um coworking médico.

Isso quer dizer que, quando um profissional estiver utilizando um espaço específico desse coworking, esse espaço passa a ser dele por todo o período contratado. Após esse período, outro profissional poderá utilizar esse mesmo espaço em seus atendimentos.

Além disso, os espaços de coworking oferecem, em sua maioria, benefícios adicionais aos profissionais, como: marcação de consultas, secretariado, acesso à toda estrutura — física ou de serviços — do espaço e muito mais.

Quais são os benefícios do coworking para área médica?

Agora, sim, poderemos nos aprofundar nos benefícios que o sistema de compartilhamento oferece. Vale ressaltar que o número de profissionais adeptos a essa prática está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. A seguir, veja os 5 principais motivos desse aumento!

Interação com outros profissionais para um bom networking

Um coworking médico oferece salas para médicos das mais diferentes especializações, além de aceitar psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde e do bem-estar. Conviver diariamente com esses profissionais possibilita:

A área médica é uma das maiores beneficiadas por essa interação, afinal, essa é uma área na qual as indicações entre médicos e pacientes são habituais e até aconselhadas. Por esse motivo, é sempre bom criar bons vínculos profissionais.

Localização acessível para conquistar mais pacientes

Um consultório de sucesso precisa, preferencialmente, ser acessível em relação à sua localização. Isso é importante para que seus pacientes não encontrem grandes dificuldades em chegar até você. Ao mesmo tempo, é necessário contar com uma estrutura adaptada para pessoas com dificuldades de locomoção e necessidades especiais.

Dito isso, um bom coworking precisa ser bem localizado para que esses benefícios se estendam aos profissionais que o contratarem.

Infraestrutura para fidelizar pacientes

Consultórios compartilhados de qualidade oferecem infraestrutura adequada para uma boa consulta médica — os ambientes estão sempre limpos e devidamente equipados e têm sistemas de telefonia e Wi-Fi disponíveis.

Além disso, contam com uma equipe de recepcionistas que cuidarão do agendamento dos profissionais, da recepção no horário da consulta e, dependendo do caso e do que for previamente combinado, de um bom pós-consulta com foco na fidelização desses pacientes.

Flexibilidade para a sua comodidade

Uma excelente vantagem desse modelo de trabalho para os profissionais da área médica é que eles podem trabalhar de forma flexível, de acordo com as suas agendas.

Em consultórios tradicionais, o profissional fica “preso” ao aluguel mensal daquele espaço, não importando quantas horas ele, de fato, o ocupou. Em contrapartida, em consultórios alugados em sistemas de coworking, os ambientes são contratados por períodos determinados, que podem ser:

  • por hora em consultórios variados de acordo com a disponibilidade;
  • pelo conjunto de horas em consultórios variados ou fixos;
  • pela disponibilidade total de horário em um consultório exclusivo.

Economia para o seu bolso

Devido aos benefícios citados, a economia é a consequência natural e o benefício adicional para os profissionais que contratam um coworking médico.

Como ele não precisa se preocupar com longos contratos de aluguel — pagando apenas o que usa — e nem com a contratação de funcionários ou compras de mobília, os custos que, antes, seriam mais elevados passam a ser reduzidos.

Além da vantagem óbvia que esse benefício carrega consigo, é possível ir além e associá-lo a outro benefício: investimento.

Com tanta economia, o profissional poderá investir esse dinheiro para aumentar sua visibilidade no mercado e destacar-se ainda mais em sua área de atuação, alocando recursos em publicidade médica e em diferenciais para o seu trabalho no dia a dia.

Profissionais que optam pelo coworking podem trabalhar com mais tranquilidade e liberdade, administrando os aluguéis dos consultórios compartilhados de acordo com suas necessidades e aspirações.

Qual a importância do coworking médico para o profissional?

Além de todos os benefícios citados, vale discorrer um pouco mais sobre a importância que o coworking médico tem para os profissionais da área da saúde.

Sabemos que nem sempre é fácil investir em um consultório particular ou, ainda, alcançar possíveis pacientes que se interessem por seus serviços. Ter um espaço com infraestrutura de qualidade, acessibilidade e atendimento diferenciado pode fazer a diferença em sua carreira.

Pensando nisso, nós, da Habitat Consultórios Compartilhados, facilitamos seu acesso a todos esses benefícios do coworking para área médica com consultórios equipados, prontos para atendimento e com ótima localização nos melhores pontos comerciais do Rio de Janeiro. Independentemente de sua preferência, a Habitat está pronta para você.

Mais do que fornecer um espaço, queremos participar do seu desenvolvimento. Você cuida dos seus pacientes, nós cuidamos do seu consultório. Confira nosso site e saiba mais!

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat