Habitat Consultório para Alugar

Como escolher um consultório para alugar: o guia completo

Encontrar o consultório ideal é um importante marco, e muitos profissionais estão optando por buscar um consultório para alugar. Com o crescimento da demanda, também aumentam as ofertas, e por isso é importante ficar atento a uma série de atributos que definirão se você encontrou, ou não o consultório ideal.

Encontrar o consultório ideal é um importante marco, e muitos profissionais estão optando por buscar um consultório para alugar. Com o crescimento da demanda, também aumentam as ofertas, e por isso é importante ficar atento a uma série de atributos que definirão se você encontrou, ou não o consultório ideal.

Localização do consultório

A localização do seu consultório pode significar a diferença entre uma agenda mais cheia ou mais vazia. Entender que o paciente baseia muito de sua decisão no quão fácil seria chegar ao seu consultório é o primeiro passo para identificar se o que você tem atualmente funciona.

Aqui vão alguns pontos para considerar:

  • Proximidade com transporte público, principalmente com o metrô:
    Seu paciente pode preferir se deslocar por transporte público, como o metrô para evitar ficar parado em engarrafamentos; se seu consultório estiver próximo a uma das saídas, com certeza influenciará na decisão.
  • Proximidade com restaurantes, farmácias e lojas de conveniências:
    Estar em uma área que funciona como um centro de comércio e serviços da região te ajuda a se tornar um destino mais interessante, já que antes ou depois da consulta o paciente pode parar pra almoçar, comprar o que falta em casa e ir ao banco, tudo no mesmo dia.
  • Proximidade com laboratórios e centrais de exames:
    Se o seu atendimento demanda exames, também é interessante que você se estabeleça próximo à clínicas, laboratórios e centrais de exames, de forma a facilitar que seu paciente dê continuidade ao atendimento e possa, em um único dia, resolver mais de uma coisa.
  • Proximidade com outros profissionais de saúde:
    Normalmente, quando a pessoa tira o dia para ir a uma consulta médica, ela também aproveita para fazer outros procedimentos relacionados, então considerar onde outros profissionais de saúde atendem e fixar seu atendimento próximo ao deles, pode ser uma solução interessante.

Limpeza do consultório

Não tem como desassociar limpeza de cuidado, ainda mais se tratando de consultórios médicos. Ter um espaço sempre limpo é ter atenção com seus pacientes e com você mesmo, evitando comentários desagradáveis e exposição a bactérias e doenças.

Esse cuidado também deve se estender à infraestrutura do consultório: paredes manchadas, cadeiras com estofados rasgados ou enchimento saindo, móveis com marcas, lixeiras transbordando, além de banheiros escuros ou antigos que podem passar uma impressão de sujeira, mesmo estando cirurgicamente limpos. Tudo é percepção. E no ecossistema de saúde, quanto mais claro, quanto mais limpo, quanto mais iluminado, melhor. Mais confiança se passa ao paciente. Isso é mais um aspecto de gestão de clínicas e consultórios que tem que ser considerado.

Veja também: Conheça os erros mais cometidos na gestão de uma clínica.

Legalização do consultório

As demandas fiscais e legalizações estão ainda mais em evidência atualmente. Os alvarás em dia são indispensáveis,  e que podem causar muitos problemas se não forem tratados como prioridade. Para diminuir suas preocupações com burocracias, uma estratégia cada vez mais comum é alugar um consultório já licenciado e com todas as documentações em ordem.

Tudo que você precisa saber sobre esse assunto está nesse post: Conheça as principais normas para montar um consultório médico.

Integridade e estrutura do consultório

Um importante aspecto a ser considerado quando você busca um consultório para alugar, é se a estrutura oferecida está adequada para receber seus pacientes:

  • se tem uma recepção ampla e confortável;
  • se existe um cuidado quanto à iluminação utilizada de forma a não incomodar os pacientes;
  • se os aparelhos de ar condicionado funcionam bem e são limpos com frequência;
  • se o ambiente se preocupa com acessibilidade e se preocupa com a mobilidade de pacientes com deficiência;
  • se os banheiros são limpos diariamente, até mais de uma vez por dia, considerando o volume de pacientes que recebe regularmente;
  • se os equipamentos para atendimento ao paciente (mesas, cadeiras, macas etc) estão em bom estado;
  • se as salas de atendimento são limpas antes de cada atendimento e se são climatizadas.

Modelos de locação de consultórios

É importante analisar como são feitos os contratos, qual o nível de flexibilidade para sair e até mesmo para iniciar, o que está incluído, quais ferramentas e equipamentos são disponibilizados, se a sala está pronta para ser usada ou se precisa de ajustes.

Além disso, é importante considerar custos como IPTU e condomínio e/ou outras taxas que podem ser adicionadas como taxas de obra. Isso tudo soma ao seu custo mensal de atendimento e é importante avaliar até outras opções como consultórios inteligentes, que dividem o custo entre todos os usuários, e cuidam de todas as contas e manutenções, diminuindo bastante seu custo fixo e preocupações operacionais.

Disponibilização de materiais descartáveis

Dificilmente esse item é considerado nas planilhas de custo de médicos e profissionais de saúde, mas sacos de lixo, rolos de papel, toalhas descartáveis, papel higiênico, copos, entre outros materiais podem adicionar à sua despesa mensal valores significativos.

Isso sem considerar a gestão de estoque desses materiais e a troca/reposição quando os mesmos terminarem. Ter provisão de materiais e até mesmos fornecedores é uma inovação na saúde que os consultórios inteligentes trazem. Com essas dicas em mente e esses pontos a serem avaliados, você já está apto a analisar qual formato é mais indicado para você. Volte sempre a esse conteúdo para usar como base e auxiliar no seu processo de escolha e de tomada de decisão.

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket