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Saiba como fidelizar os pacientes com o marketing de relacionamento

Você sabe como fidelizar os pacientes que chegam ao seu consultório? Esse é um grande desafio para muitos profissionais, mas, com as estratégias certas, é possível manter o seu público por perto. Uma boa forma de fazer isso é praticando o marketing de relacionamento.

Por meio dele, você consegue se aproximar muito mais dos seus pacientes criando uma relação de confiança — justamente aquilo que é necessário para ganhar a preferência do seu público. Pensando nisso, preparamos este artigo.

Continue lendo para entender ao certo o que é o marketing de relacionamento para médicos, como ele ajuda na fidelização dos pacientes e quais são os benefícios de fidelizar essas pessoas.

O que é o marketing de relacionamento para médicos?

Você também dá preferência para os estabelecimentos que oferecem um bom atendimento, não é? Isso não é diferente com o seu público, que sempre está em busca de quem oferece um serviço que atenda às suas exigências, promovendo a sua satisfação.

O marketing de relacionamento tem sido muito aplicado para cultivar uma relação mais próxima com os clientes em potencial e para fidelizar as pessoas que já optaram pelo produto ou pelo serviço de uma empresa. Com os profissionais da área de saúde, não é diferente. Eles também precisam ganhar a preferência dos pacientes diante de um mercado concorrido.

O marketing de relacionamento para médicos consiste na adoção de práticas e estratégias que visam a melhorar a experiência do paciente. Sendo assim, envolve tudo aquilo que eleva a qualidade do atendimento no que se refere à organização, à gestão e à atenção às dores da pessoa.

É por meio do marketing de relacionamento que conseguimos criar um diferencial competitivo. Afinal, ele mostra para o paciente que você se preocupa com o bem-estar dele, com os seus sentimentos e com a sua opinião e que valoriza tudo isso.

Ao investir nessa estratégia, você oferecerá, para o seu público, aquilo que ele espera e, consequentemente, fará com que ele seja fiel. Isso garante a sua sobrevivência no mercado, traz mais credibilidade e permite seu crescimento profissional.

Como fidelizar pacientes com o marketing de relacionamento?

O marketing não envolve apenas campanhas de divulgação. Ele se relaciona com diferentes aspectos de uma empresa ou profissional, ajudando a criar uma marca e a fortalecê-la no mercado. Por isso, quando falamos em marketing de relacionamento, estamos nos referindo a diversas ações e estratégias distintas.

Entretanto, todas elas têm um objetivo em comum, que é tornar a experiência do paciente mais positiva em seu consultório. Basicamente, ele precisa gostar do atendimento desde a recepção até a finalização do tratamento, incluindo as ações de pós-venda.

Sendo assim, se você quer saber como fidelizar pacientes de uma forma mais eficaz, deve começar a praticar o marketing de relacionamento. Nós listamos, a seguir, algumas ações muito válidas para você colocar em prática. Confira!

Humanize o atendimento

Quem procura por atendimento médico geralmente está vivendo um momento delicado. É comum que o paciente esteja cansado, estressado, fragilizado e experimentando sentimentos ruins. Ele deseja encontrar, no profissional, alguém que lhe dê suporte e apoio, então, a humanização do atendimento é fundamental.

Não há como fidelizar pacientes se os seus atendimentos forem superficiais ou maquinais. É preciso ter uma abordagem mais amigável e acolhedora, saber escutar com atenção e compreender o momento pelo qual a pessoa está passando. Ela precisa se sentir acolhida e compreendida.

Essa postura humanizada do profissional de saúde faz toda a diferença para ganhar a confiança do paciente. Ela faz com que ele prefira se consultar com você, uma vez que sabe que, em seu consultório, receberá um bom atendimento e não será tratado apenas como mais um.

Trabalhe com empatia

Problemas de saúde, mesmo que não sejam muito significativos, provocam abalos para quem os vivencia. Alguns pacientes também ficam muito inseguros diante de um médico. Esses e outros casos similares precisam ser tratados com muita empatia.

O profissional de saúde deve respeitar o paciente e procurar entender aquilo que ele está sentindo. Isso faz parte do atendimento humanizado que citamos, e esse respeito ajuda na fidelização, pois demonstra que você não faz julgamentos e que está ali para ajudar.

Tenha atenção ao agendar consultas

É fato que as pessoas não gostam de esperar e, quando agendam uma consulta médica, pretendem ser atendidas no horário reservado para elas. Sendo assim, você precisa ter muito cuidado ao fazer o agendamento das consultas para que seus horários não fiquem conflitantes e isso acabe atrasando os atendimentos.

Perceba que é muito comum que as consultas médicas atrasem, o que sempre causa insatisfação nos pacientes. Portanto, uma das formas de cativar a simpatia do seu público é evitando que isso aconteça. Esse será um grande diferencial que, certamente, chamará atenção por demonstrar o seu comprometimento e respeito.

Disponibilize um clube de vantagens

O que faz com que um paciente prefira se consultar com você e não com outro profissional? Para ter essa preferência do público, é importante oferecer algum benefício para ele, e uma boa opção é disponibilizar um clube de vantagens.

Ao participar do Clube de Vantagens da Habitat Consultórios, por exemplo, você pode divulgar os seus serviços e oferecer promoções para toda a base de pacientes da Habitat. Além disso, o seu público terá acesso a pacotes e promoções exclusivos para quem aderiu ao clube, o que é um grande atrativo. 

Os pacientes também têm acesso a todos os especialistas que atendem nas unidades da Habitat Consultórios, assim, podem encontrar os profissionais que precisam em um só espaço, centralizando os seus cuidados no mesmo lugar.

Prefira atuar em um ambiente com outras especialidades

Sabia que o sistema de coworking também pode ajudar a melhorar as suas estratégias de marketing de relacionamento? Isso acontece por diferentes motivos, sendo um deles a eficácia na organização e na gestão do espaço. Além disso, há o fato de associar o seu trabalho ao de profissionais de outras especialidades.

Considere que as pessoas desejam dinamismo e praticidade para o dia a dia, por isso, se você oferecer os seus serviços em um ambiente onde elas possam encontrar outros especialistas associados ao seu trabalho, haverá maiores chances de preferirem o seu atendimento.

Quais são os benefícios da fidelização de pacientes?

Agora que você já viu como fidelizar pacientes por meio do marketing de relacionamento, é hora de entender quais são os benefícios dessa fidelização. O primeiro deles é ter o seu público por perto e evitar que a sobrevivência do seu consultório dependa de sempre atrair mais pessoas.

Mais um grande benefício dessa estratégia é ganhar parceiros na hora de fazer a divulgação dos seus serviços. Afinal, um paciente fidelizado é aquele que está satisfeito com o atendimento e, portanto, indica seu consultório para familiares e conhecidos e ainda faz uma propaganda positiva para o público em geral, por meio das redes sociais, por exemplo.

Você também alcançará mais credibilidade no mercado, fazendo com que o seu nome se torne referência. Isso se deve à atenção às necessidades do paciente e ao cuidado com o seu bem-estar e com a sua opinião, que demonstram seu profissionalismo e geram mais um diferencial de peso.

Viu só como fidelizar os pacientes não é tão difícil assim? Adotando as estratégias do marketing de relacionamento, você alcançará facilmente esse objetivo. Assim, terá uma cartela ampla e presença no mercado, ganhando a credibilidade de que precisa para atrair ainda mais público.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe-as em suas redes sociais para que seus amigos também possam explorar as estratégias do marketing de relacionamento!

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