Consultorio compartilhado, alugado ou comprado

Consultório compartilhado, comprado ou alugado, qual a melhor opção?

Qual é o melhor modelo de consultório? Comprar um espaço para você? Alugar uma sala comercial e montar o seu consultório nela? Apostar em no modelo inteligente de um consultório compartilhado? Hoje vamos ajudar na sua decisão.

Essa é a dúvida de todo médico ou profissional da saúde: onde eu vou atender será alugado, compartilhado ou comprado? E desse primeiro questionamento, aparecem outros: Faço esse investimento agora ou testo um espaço para ver se a localização é viável para meus pacientes? Será que já vale a pena optar por um consultório compartilhado, e iniciar num local de mais prestígio para ser reconhecido pelos pacientes que quero atender, ou será melhor trabalhar mais, não me descapitalizar agora e gerenciar melhor meus custos fixos para depois investir num espaço próprio?

Nessa matéria iremos te dar muitas informações para te ajudar a tomar a melhor decisão para o seu momento de carreira.

Já explicamos na última matéria que independente da forma que você escolher, você precisará ter alvará de funcionamento e certas documentações específicas para legalizar seu consultório, seja ele comprado, alugado ou compartilhado. Se você não viu esse conteúdo, clica aqui nesse GUIA COMPLETO que fizemos sobre Legalização do seu consultório.

Grande desembolso financeiro

Seja com compra ou com aluguel de consultório, você irá desembolsar um montante considerável: valores de compra ou aluguel, aluguéis antecipados, gastos com obras, compra de mobiliário, revisão de iluminação, compra e instalação de equipamentos e artigos decorativos, fora todos os gastos relacionados a taxas, impostos e despesas com a documentação.

No caso de consultórios compartilhados, a estrutura já está pronta para te receber e o custo com documentação é praticamente inexistente, já que normalmente você contrata um plano de horas ou paga uma mensalidade fixa para ter direito aquele consultório em dias e horários pré-agendados.

Alto custo de manutenção

Quando você compra ou aluga um consultório, toda limpeza, serviços elétricos e hidráulicos, compra de insumos, do sabonete líquido à resma de papel da impressora, é de sua responsabilidade, ou da sua equipe. De qualquer maneira, você terá que se preocupar com a gestão do espaço e dos materiais que você precisa ter à disposição para atender seus pacientes.

Quando você utiliza a estrutura de uma plataforma de consultórios inteligentes, já existe uma equipe de administração que irá cuidar de tudo isso, até de já deixar seu consultório climatizado, limpo e com os insumos disponíveis para que você possa chegar, atender e ir embora. Toda essa gestão representa despesas que você não precisará ter, já que até o desperdício de materiais é diminuído, porque ele consegue ser rapidamente reutilizado e distribuído entre os outros residentes.

Economia de tempo

Não precisar gerir uma equipe, ou se preocupar com a manutenção do espaço é uma economia de tempo apenas possível quando você opta por atender em um consultório compartilhado. Esse tempo de sobra pode ser preenchido com mais consultas, estudos e até mesmo descanso. Hoje em dia, pensar no seu bem estar e na sua saúde mental também deve pesar na sua decisão de comprar, alugar ou compartilhar um consultório. Menos tempo dedicado à gestão administrativa do seu consultório, quer dizer mais ganho de qualidade de vida no trabalho e mais foco no atendimento dos seus pacientes.

Burocracia

Como você já pode imaginar, um consultório alugado ou comprado por você vai demandar muitos passos, pesquisas, alvará e documentações específicas que atestem que o local escolhido está apto a receber um espaço dedicado à sua especialidade.

Em um consultório inteligente, essa pesquisa já foi feita e o local já é legalizado e liberado para práticas médicas. Isso te poupa tempo e te dá mais segurança para que você possa receber seus pacientes em um local já estruturado para isso.

Investimento no seu local de atendimento

Quando pensamos em grandes centros de negócios ou em locais com uma grande circulação, normalmente o metro quadrado dos consultórios para comprar ou alugar é superior a uma outra opção mais afastada.

No caso de consultórios compartilhados, você poderá desfrutar de localizações premium, espaços bem cuidados e uma infraestrutura de alto nível que tem seus custos divididos por todos os residentes. Isso faz cair consideravelmente seu investimento no seu local de atendimento, demandando assim um desembolso financeiro muito menor do que se você estivesse comprando ou alugando um consultório na mesma região.

Como você pode ver não é tão fácil assim tomar essa decisão, mas entendemos que é importante olhar por todos os lados e acreditamos que quanto mais informação temos, mais assertivas serão nossas decisões. Tem muito do não-dito que precisa ser explicitado para assegurar você da escolha que mais faz sentido para o seu momento de carreira.

Pensar na facilidade do seu dia-a-dia, em ter uma rotina que não necessita de controle sobre outras áreas como a gestão administrativa do seu consultório, te dá mais liberdade, como mostramos aqui. Advogamos em prol do compartilhamento de despesas, da maximização do lucro, de uma maior disponibilidade de tempo e de uma gestão de recursos mais sustentável que entende que nem todos temos necessidades de atendimento ao mesmo tempo. Por isso, acreditamos que o compartilhamento de consultórios é a melhor solução para médicos e profissionais da saúde otimizarem seus recursos.

E você? O que acha desse assunto? Você prefere comprar, alugar ou compartilhar seu consultório?
Para saber mais sobre os nossos consultórios inteligentes, clique aqui e fale conosco!

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket