O modelo de coworking tem um crescimento médio anual de 20%, segundo a Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais (Ancev), de São Paulo, e ele não para de crescer. Todos os dias as pessoas que adotaram esse formato de trabalho descobrem os benefícios e oportunidades dessa opção, seja pelo baixo custo de manutenção ou por demandar pouca preocupação com a administração do consultório. Mas uma importante vantagem desse modelo de negócio é possibilitar que os profissionais estejam em contato com mais pessoas em diferentes lugares.
Normalmente, escritórios de coworkings contam com vários profissionais do mesmo ramo trabalhando e uma alta rotatividade de pessoas, o que intensifica as trocas de conhecimento dentro dos próprios escritórios. Há alguns espaços que adotam medidas específicas para estimular ainda mais esses contatos. Então, se você busca ampliar a sua rede de relacionamento profissional, esse é o seu lugar. Ninguém migra para o coworking para se isolar! Essa é uma excelente oportunidade para desenvolver novos negócios e projetos entre profissionais qualificados.
Por isso, a Habitat listou algumas dicas para você:
-
Crie um ambiente descontraído e agradável, onde além de discutir questões profissionais, também haja espaço para assuntos mais leves ou temas atuais.
-
Coloque-se à disposição para ajudar as pessoas. Às vezes o que parece perda de tempo pode, na verdade, ser uma oportunidade que renderá bons frutos para sua vida profissional.
-
Promova pequenos eventos dentro do escritório e proporcione momentos de convivência social.
-
Aproveite as oportunidades!