habitat_riohabitatcompravendaelocacao_image_722

Afinal, é vantajoso optar por um coworking médico durante a pandemia?

A crise financeira gerada pelo novo coronavírus afetou praticamente todas as áreas. Até mesmo o setor de saúde, tão fundamental nesse momento, também está sentindo os impactos, já que os pacientes têm evitado consultas de rotina, agendando atendimentos apenas em situações mais urgentes.

Diante disso, pode ocorrer a necessidade de cortar gastos ou garantir que não haja desperdício de investimento nesse momento, tendo uma visão mais estratégica, pensando em melhorias para o futuro, quando tudo isso passar. Uma opção para isso é o coworking médico.

Já havia ouvido falar sobre esse tema? Vamos explicar os motivos pelos quais ele é uma opção vantajosa nesse momento. Boa leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é um coworking médico?

Em primeiro lugar, para entender os motivos pelos quais contar com um coworking médico nesse período de crise devido à Covid-19, é importante entender o que é esse conceito na essência.

De modo geral, coworkings são locais nos quais profissionais se juntam em um mesmo espaço, sejam eles de áreas comuns ou não, para conseguir trabalhar e desenvolver habilidades de uma forma acelerada, com incentivo à colaboração.

Esses espaços têm toda a infraestrutura necessária para que os profissionais possam atuar de forma consistente. Quando têm o formato de escritório, por exemplo, os locais dispõem de mesas, internet e eletricidade, espaço para refeições, serviço de correios e uma secretária específica do local.

Todos esses serviços são arcados pelo pagamento colaborativo dos presentes, sendo compartilhados por todos. Adota-se, assim, uma filosofia de economia compartilhada, um tema que está cada vez mais em evidência. Mas, então, o coworking para médicos é diferente desse modelo?

A única distinção é que, diferentemente do ambiente organizacional, o médico é formado por uma infraestrutura que permite que os profissionais atuem em suas especialidades e atendam aos pacientes com todos os equipamentos e ferramentas necessários para um atendimento médico de excelência.

Como o coworking médico funciona?

Para muitos que ainda não tinham ouvido falar sobre essa possibilidade, o coworking médico pode soar como uma grande novidade e, portanto, a pessoa pode não saber como funciona. Então, vamos explicar as suas bases para que você possa tirar as principais dúvidas sobre o tema.

Como falamos, o coworking é feito de consultórios compartilhados, ou seja, da mesma forma que você atuará lá em alguns horários, outros profissionais poderão clinicar no local, a depender do horário de disponibilidade.

Cada médico pode atuar com horários flexíveis, de acordo com a sua necessidade, reservando o consultório por meio do aplicativo quando precisar ou, então, quando tiver demanda para este fim. Sendo assim, você terá o domínio sobre sua agenda, gerando o espaçamento entre os pacientes de acordo com as políticas que acreditar ser mais eficientes para um bom atendimento ao público.

No local, haverá a estrutura básica que permite a atuação de toda especialidade, bem como equipamentos voltados para algumas áreas específicas. Além disso, você não precisará se preocupar com o material descartável, pois ele também é entregue pela empresa fornecedora do espaço.

Toda a segurança, a limpeza e a higienização do local também são de competência da responsável pelo serviço de coworking, de forma que basta você chegar ao consultório e prestar o seu atendimento aos pacientes, deixando que os demais pontos sejam resolvidos pela administradora.

Você poderá escolher o plano que estiver mais de acordo com as suas necessidades e com o qual possa arcar no momento. Por exemplo, na Habitat Consultórios, você terá as seguintes opções:

  • plano avulso, no qual você paga um valor por hora utilizada no consultório. A reserva é feita online e você poderá locar a sala que estiver disponível para aquele horário;
  • plano período, no qual você poderá contar com um consultório fixo, podendo utilizá-lo de acordo com as horas definidas no contrato, e terá acesso ao serviço de secretariado para o seu agendamento;
  • plano flexível, no qual você pode distribuir as horas do pacote da forma que achar melhor, dentro do período de 90 dias , e pode atuar em qualquer unidade;
  • plano exclusivo, no qual você tem direito a um consultório exclusivo, com acesso 24 horas e uso do nosso serviço de secretariado. Você pode, até mesmo, personalizar o próprio consultório, podendo pintar as paredes e trocar a decoração, gerando a sua identidade profissional no local.

Sendo assim, você poderá contar com as opções que são mais adequadas às suas necessidades práticas e ao seu bolso, facilitando a gestão de tempo e das finanças em sua carreira.

Por que optar por um coworking durante a crise do coronavírus?

Você deve estar se perguntando agora se, de fato, um coworking médico pode ser uma boa opção para esse momento de crise devido ao novo coronavírus. Vamos mostrar, a seguir, as razões pelas quais é interessante contar com essa opção e tirar suas dúvidas sobre o tema.

Flexibilidade

Com o coworking, você poderá ter uma flexibilidade não só de horários, mas também de endereço, caso isso seja um ponto diferencial para você. Vamos usar como exemplo um oncologista, que tem pacientes em grupo de risco e, portanto, que precisam se deslocar o mínimo possível na cidade.

Por meio de um plano avulso, por exemplo, o profissional pode locar uma sala para um atendimento presencial o mais próximo possível do paciente. Essa preocupação pode fazer com que ele se sinta não só mais satisfeito com a consideração do médico, mas também mais compelido a indicar o seu contato para outras pessoas que possam precisar de atendimento similar.

Outra questão também é a flexibilidade de horário. Vamos supor que você atende em plantão em outro local ou ministra aulas EaD para alunos de faculdades. O pagamento de um consultório próprio, considerando que você não estará lá todos os dias, poderá ser altamente custoso. Com o coworking médico, é possível optar por um plano mais próximo da sua demanda e, assim, ter uma diminuição dos custos e melhor flexibilidade para trabalhar. Bom, não é mesmo?

Estrutura completa para atendimento

Um dos pontos que podem ser uma grande dificuldade, principalmente para aqueles profissionais que acabaram de sair da residência e que ainda não têm um grande capital para investir em seu próprio consultório, é conseguir ter a infraestrutura necessária para realizar um atendimento de qualidade para o seu paciente.

Sempre que precisar, você poderá utilizar os equipamentos, maquinários, ferramentas de agendamento, serviço de atendimento ao paciente, entre outros, sem ser necessário investir valores altos para esse fim. Sendo assim, você conseguirá viabilizar o início das suas atividades na clínica médica, sem maiores problemas, mesmo em um cenário de crise.

Baixo investimento inicial

Um dos principais dilemas — e que se agrava com um cenário de crise financeira — é a necessidade de um alto investimento para conseguir montar um consultório com toda a infraestrutura necessária para o seu funcionamento.

Muitos profissionais, hoje consagrados, no início da carreira obtiveram financiamento para isso, o que acarreta juros elevados e, ainda, no cenário atual, um alto risco de não conseguir arcar com a sua despesa. Não é o momento para isso, caso seja possível evitar.

É possível, assim, por meio do coworking médico, começar a sua prática profissional com um baixo investimento inicial, sem precisar arcar com a compra de equipamentos que são altamente custosos.

Com isso, você consegue viabilizar sua atividade de trabalho sem precisar ter altos custos, podendo direcionar o valor que poderia ser dedicado para outros fins e, assim, minimizar as chances de que isso possa se converter em prejuízos no futuro ou comprometer a sua qualidade de vida em longo prazo.

Ao optar por um coworking, você consegue começar o seu trabalho com menores chances de dívidas, podendo poupar valores por mês, que, futuramente, poderão ser utilizados para a abertura do seu consultório ou clínica, com pagamento à vista dos equipamentos, da decoração, da aquisição de insumos, entre outros, economizando no valor total dispendido (já que não terá de pagar juros sobre empréstimos, financiamentos ou pagamentos a prazo).

Possibilidade de networking e indicações de colegas

Uma dificuldade inicial é conseguir os primeiros pacientes em seu consultório. Afinal, estamos falando em um cenário no qual a pessoa está se inserindo no mercado e, portanto, tem dificuldades em conseguir chamar a atenção de possíveis pacientes, já que poucos a conhecem.

Em um espaço de coworking, essa questão pode ser resolvida mais facilmente. Por exemplo, um cardiologista, ao solicitar os exames de sangue de um paciente, pode notar a necessidade de um acompanhamento com um endocrinologista (a sua especialidade) e, assim, indicá-lo.

Com isso, você conseguirá superar essa dificuldade inicial e, aos poucos, tornar-se mais conhecido no setor, minimizando problemas para a captação de clientes.

Boa primeira impressão para o paciente

Esse é um ponto importante e que está intimamente ligado com a crise da Covid-19. Afinal, é fundamental saber como fidelizar os pacientes, para que retornem após o fim dessa situação delicada.

É claro que um bom atendimento, que resolva as questões do seu paciente, é um bom pontapé inicial para essa questão. No entanto, se não há um ambiente propício para isso, dificilmente o seu paciente se sentirá confortável e com vontade de retornar futuramente.

Lembre-se de que, em um ambiente de crise, todas as estratégias são fundamentais para que seja possível garantir um crescimento da carreira em longo prazo, construindo bases sólidas para quando esse momento delicado passar.

Como escolher o melhor coworking?

Os pontos de que falamos acima serão mais evidentes de acordo com a qualidade do coworking que você escolher. Não adianta, por exemplo, optar por essa modalidade, mas perceber que os consultórios da empresa fornecedora estão em um local de difícil acesso para os seus pacientes.

Por isso, essa escolha deve ser feita de forma consciente, a fim de potencializar os benefícios de optar por um coworking médico em tempos de crise. Veja os principais pontos a seguir e tire suas dúvidas sobre o tema.

Localização privilegiada

Principalmente em tempos de isolamento social, seus pacientes não querem ter problemas de deslocamento para conseguir chegar ao consultório em que serão atendidos. Por isso, a sua escolha de local deverá ser baseada em alguns pontos importantes, tais como:

  • o local deve ter fácil acesso por meio de transporte público (trem, metrô, ônibus, aplicativos de transporte por carro) e carro (com locais para estacionamento próximo ao consultório);
  • o estabelecimento deve estar próximo do local em que boa parte do seu público-alvo está localizado;
  • a unidade deve estar localizada em um bairro com segurança, para trazer confiança para que seus pacientes possam ir ao local.

Equipamentos e materiais necessários

O coworking precisa ter toda a infraestrutura necessária para as suas atividades, com os equipamentos recomendados para a realização do seu atendimento de forma eficiente e, principalmente, com conforto para o seu público. Afinal, em um período como o atual, é fundamental que, no momento em que a pessoa precisa sair de casa por motivos de saúde, o local pelo menos consiga gerar uma sensação de bem-estar para ela.

Além disso, é importante que o local disponha de material descartável, para que você não tenha que adquiri-lo e carregá-lo consigo sempre que for prestar atendimento. Imagine, por exemplo, sempre ter que levar uma caixa de luvas e máscaras. Seria complicado, não é mesmo?

Limpeza e segurança do local

Principalmente em tempos de pandemia, é fundamental prezar por lugares que ofereçam uma higienização adequada dos consultórios, a fim de minimizar possíveis problemas que possam comprometer a sua saúde e a dos pacientes.

Além disso, a limpeza é um aspecto fundamental de qualquer consultório na área médica. Afinal, quando falamos de saúde, isso anda lado a lado com a higiene. Você conseguiria, por exemplo, sentir-se confortável visitando um médico cujo consultório estivesse com teias de aranha, insumos largados pelo espaço e sujeira aparente? Não mesmo. E seus pacientes pensam da mesma forma.

Além disso, é fundamental priorizar a segurança do local, a fim de minimizar a ação de criminosos, seja em relação a roubos e a assaltos, seja, até mesmo, em relação a furtos de objetos no local.

Por isso, pesquise se a sua escolha de coworking trabalha com câmeras de vigilância e medidas de segurança para coibir esse tipo de problema.

Um coworking médico pode trazer uma série de benefícios para você, tais como:

Quer contar com todos esses benefícios e continuar construindo uma carreira bem-sucedida, mesmo durante a crise do novo coronavírus? Então, conheça a Habitat Consultórios. Temos planos de coworking médico que se ajustam perfeitamente às suas necessidades. Converse com um de nossos atendentes e tire suas dúvidas.

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat