conhecaoserrosmaiscometidosnagestaodeumaclinica

Conheça os erros mais cometidos na gestão de uma clínica

Oferecer um bom atendimento, organizar a agenda, cuidar das finanças, da burocracia e do marketing, e ainda, garantir a manutenção da sala fazem parte do gerenciamento da própria clínica, e de fato é um grande desafio. 

Com tantas responsabilidades é comum os profissionais da saúde se sentirem perdidos e sem saber o que fazer para melhorar o desempenho de seus consultórios. Para ajudar, no conteúdo de hoje separamos os principais erros que prejudicam a gestão de clínica e o que fazer para evitá-los. Confira!

Por que é importante gerenciar bem a clínica? 

Gerenciar o consultório ajuda o profissional a oferecer um atendimento de qualidade e a alcançar resultados melhores com o empreendimento. Na prática, isso significa: 

Quais são os erros mais comuns na gestão de clínica? 

Confira a seguir quais são os principais empecilhos que atrapalham a gestão e como eles podem prejudicar o seu consultório. 

Não elaborar um planejamento estratégico

O planejamento estratégico serve para nortear as ações da clínica. Com ele é possível definir objetivos, elaborar estratégias e determinar indicadores de desempenho. Por exemplo, o grau de satisfação dos pacientes, os resultados financeiros, a porcentagem de fidelização ou quantidade de consultas realizadas em um mês. 

Quando o consultório atua sem esse tipo de planejamento, ele acaba “andando em círculos”. Além disso, avaliar o seu desempenho torna-se uma tarefa subjetiva, uma vez que não há valores quantitativos para acompanhar. Ou seja, sem o planejamento estratégico, dificilmente a clínica se destacará no mercado. 

Misturar as contas pessoais e jurídicas 

Misturar as contas pessoais com as contas do consultório impede de enxergar com clareza o lucro e o custo real do empreendimento. Isso atrapalha o planejamento estratégico e pode comprometer a saúde financeira do consultório, bem como as contas pessoais. Além disso, misturar as contas jurídicas com particulares pode trazer problemas junto à Receita Federal. 

Oferecer um mau atendimento na recepção 

A forma como o paciente é recebido impacta diretamente na sua experiência. Assim, mesmo que a qualidade do atendimento médico seja excelente, o paciente ficará com uma má impressão do consultório caso não seja bem recepcionado. Na prática, esse erro diminui a quantidade de clientes, além de prejudicar a fidelização e a reputação da clínica. 

Quais ações tomar para evitar esses erros? 

O planejamento e a otimização são palavras-chaves. Estabeleça objetivos a curto, médio e longo prazo e determine as estratégias para alcançá-los. Além disso, acompanhe os indicadores de desempenho para entender se a clínica está no caminho certo. 

A tecnologia também pode ser uma aliada para minimizar os erros de administração. Alguns softwares, por exemplo, permitem automatizar a gestão financeira da clínica. Uma forma inteligente de otimizar o tempo e facilitar o trabalho administrativo da rotina.

Outro ponto fundamental para melhorar a gestão de clínica é garantir que o paciente sinta-se bem recebido. Um atendimento de qualidade, assim como, um local bem organizado, com uma infraestrutura adequada e boa localização fazem toda a diferença na experiência do paciente. 

Nesse sentido, os consultórios compartilhados podem ser uma excelente solução. A modalidade permite aos profissionais da saúde alugarem salas completas e bem localizadas — de acordo com a agenda —, sem se preocupar com a administração do ponto.

É uma boa forma de melhorar o atendimento e otimizar os pontos listados neste artigo, garantindo mais liberdade e autonomia para profissional da saúde.

Portanto, não estabelecer um planejamento estratégico, misturar as contas pessoais com as contas do consultório e negligenciar o atendimento ao receber o paciente, são alguns dos principais erros que os profissionais da saúde cometem na gestão de clínica. Para evitá-los, estabeleça: objetivos, metas, estratégias e indicadores. Além disso, faça com que o paciente sinta-se bem recebido ao chegar na clínica e, ainda, conte com a tecnologia para otimizar a sua gestão.

E ai? Gostou do artigo? Então ajude outros profissionais e compartilhe o conteúdo nas redes sociais! 

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat