Oferecer um bom atendimento, organizar a agenda, cuidar das finanças, da burocracia e do marketing, e ainda, garantir a manutenção da sala fazem parte do gerenciamento da própria clínica, e de fato é um grande desafio.
Com tantas responsabilidades é comum os profissionais da saúde se sentirem perdidos e sem saber o que fazer para melhorar o desempenho de seus consultórios. Para ajudar, no conteúdo de hoje separamos os principais erros que prejudicam a gestão de clínica e o que fazer para evitá-los. Confira!
Por que é importante gerenciar bem a clínica?
Gerenciar o consultório ajuda o profissional a oferecer um atendimento de qualidade e a alcançar resultados melhores com o empreendimento. Na prática, isso significa:
- aumentar o número de pacientes;
- reduzir custos;
- otimizar o tempo;
- aumentar a rede de contatos;
- firmar-se como autoridade no mercado.
Quais são os erros mais comuns na gestão de clínica?
Confira a seguir quais são os principais empecilhos que atrapalham a gestão e como eles podem prejudicar o seu consultório.
Não elaborar um planejamento estratégico
O planejamento estratégico serve para nortear as ações da clínica. Com ele é possível definir objetivos, elaborar estratégias e determinar indicadores de desempenho. Por exemplo, o grau de satisfação dos pacientes, os resultados financeiros, a porcentagem de fidelização ou quantidade de consultas realizadas em um mês.
Quando o consultório atua sem esse tipo de planejamento, ele acaba “andando em círculos”. Além disso, avaliar o seu desempenho torna-se uma tarefa subjetiva, uma vez que não há valores quantitativos para acompanhar. Ou seja, sem o planejamento estratégico, dificilmente a clínica se destacará no mercado.
Misturar as contas pessoais e jurídicas
Misturar as contas pessoais com as contas do consultório impede de enxergar com clareza o lucro e o custo real do empreendimento. Isso atrapalha o planejamento estratégico e pode comprometer a saúde financeira do consultório, bem como as contas pessoais. Além disso, misturar as contas jurídicas com particulares pode trazer problemas junto à Receita Federal.
Oferecer um mau atendimento na recepção
A forma como o paciente é recebido impacta diretamente na sua experiência. Assim, mesmo que a qualidade do atendimento médico seja excelente, o paciente ficará com uma má impressão do consultório caso não seja bem recepcionado. Na prática, esse erro diminui a quantidade de clientes, além de prejudicar a fidelização e a reputação da clínica.
Quais ações tomar para evitar esses erros?
O planejamento e a otimização são palavras-chaves. Estabeleça objetivos a curto, médio e longo prazo e determine as estratégias para alcançá-los. Além disso, acompanhe os indicadores de desempenho para entender se a clínica está no caminho certo.
A tecnologia também pode ser uma aliada para minimizar os erros de administração. Alguns softwares, por exemplo, permitem automatizar a gestão financeira da clínica. Uma forma inteligente de otimizar o tempo e facilitar o trabalho administrativo da rotina.
Outro ponto fundamental para melhorar a gestão de clínica é garantir que o paciente sinta-se bem recebido. Um atendimento de qualidade, assim como, um local bem organizado, com uma infraestrutura adequada e boa localização fazem toda a diferença na experiência do paciente.
Nesse sentido, os consultórios compartilhados podem ser uma excelente solução. A modalidade permite aos profissionais da saúde alugarem salas completas e bem localizadas — de acordo com a agenda —, sem se preocupar com a administração do ponto.
É uma boa forma de melhorar o atendimento e otimizar os pontos listados neste artigo, garantindo mais liberdade e autonomia para profissional da saúde.
Portanto, não estabelecer um planejamento estratégico, misturar as contas pessoais com as contas do consultório e negligenciar o atendimento ao receber o paciente, são alguns dos principais erros que os profissionais da saúde cometem na gestão de clínica. Para evitá-los, estabeleça: objetivos, metas, estratégias e indicadores. Além disso, faça com que o paciente sinta-se bem recebido ao chegar na clínica e, ainda, conte com a tecnologia para otimizar a sua gestão.
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