gestaodeconsultoriossaibacomoocoworkingparamedicospodeajudalo

Gestão de consultórios: saiba como o coworking para médicos pode ajudá-lo

Muitos profissionais da saúde sonham em ter o próprio consultório, atuando de forma independente, mas se sentem inseguros em relação a assumir a responsabilidade que isso traz. Além de continuar exercendo a profissão, como é possível que o especialista também dê conta de gerir o dia a dia do empreendimento, lidando com a segurança do local e a manutenção do espaço e coordenando toda a dinâmica administrativa? 

A gestão de consultórios é, de fato, um grande desafio. Isso porque, na área da saúde, é preciso estar atento às normas e aos padrões de qualidade. Nesse cenário, o coworking para médicos aparece como uma excelente alternativa.

Ocupando-se com a questão administrativa, o modelo de trabalho se propõe a resolver os desafios gerenciais da clínica, permitindo que o profissional tenha mais tempo e liberdade para realizar os atendimentos. 

 Abaixo, vamos explicar melhor como o coworking para médicos pode ajudar na administração do consultório, auxiliando-o a ganhar tempo e ter mais disponibilidade para consultas. Continue a leitura para saber mais! 

Como o coworking para médicos funciona? 

O coworking é um modelo de trabalho que reúne profissionais de empresas diferentes, ou, até mesmo, profissionais de áreas distintas, propondo o compartilhamento do espaço e de recursos, como água, luz, internet, limpeza, manutenção, sala de reunião, copa, estacionamento e recepção. 

Na área da saúde, o coworking oferece o aluguel de consultórios completos, de acordo com a modalidade do atendimento. É válido para médicos de diferentes especialidades, nutricionistas, psicólogos, dentistas etc.

Em vez de reservar o mês inteiro, como o aluguel tradicional, a proposta do coworking é cobrar apenas pelo período em que o profissional utiliza o espaço de fato. Assim, ele economiza, pagando apenas um valor proporcional ao uso.

A modalidade também exclui totalmente a necessidade de investir em estrutura para começar a atuar. O especialista que deseja trabalhar em um espaço coworking não precisa se preocupar, por exemplo, em investir em câmeras ou alarmes, ou, ainda, em contratar uma empresa privada, deixando a segurança a cargo da administração do espaço. 

O mesmo acontece com a limpeza. Além de garantir que a higienização da clínica estará de acordo com as normas sanitárias para estabelecimentos de saúde, o profissional não precisa se preocupar com determinadas questões, como o reabastecimento de sabonete, de papel higiênico etc. Também não precisa se preocupar com a manutenção predial, com a manutenção dos equipamentos ou, ainda, com a decoração do ambiente. 

Outro ponto que deve ser destacado é o auxílio que a modalidade de trabalho oferece em relação aos desafios gerenciais. Abaixo, veja como esses dois itens estão relacionados. 

Como o coworking ajuda na gestão de consultórios? 

Além da infraestrutura, o coworking para médicos se preocupa com a questão administrativa, oferecendo um suporte completo para a atuação do profissional. Desse modo, além de não precisar se preocupar em administrar a limpeza, a segurança e a manutenção, o especialista também não precisa se preocupar com a contratação de agentes para auxiliar no atendimento ao paciente, como secretários e recepcionistas.

Dentre os serviços administrativos prestados pelo espaço coworking, podemos citar o agendamento online e o auxílio dos recepcionistas, que fazem uma ponte de comunicação com o cliente, agendando consultas e cuidando do canal de comunicação, bem como fazendo ligações ou enviando mensagens para confirmar as consultas previamente agendadas. Isso ajuda a reduzir o índice de absenteísmo, que traz prejuízos financeiros para o negócio.

Como a gestão de consultórios impacta o dia a dia do profissional? 

Mais disponibilidade na agenda

Com o sistema coworking, o profissional não precisa se preocupar com a manutenção do consultório, concentrando-se totalmente nas suas consultas. Essa otimização do tempo permite que o especialista atue no que realmente importa, tendo mais disponibilidade na agenda e, consequentemente, estando apto a atender a mais pacientes. 

Possibilidade de atuar em diversas unidades

A localização do consultório é um fator determinante para a qualidade do atendimento. Em um consultório tradicional, o profissional da saúde acaba ficando engessado, sem poder atuar em outras localizações. Já no coworking, devido à sua infraestrutura e ao apoio na gestão, o profissional pode atuar em diversas unidades, onde for mais conveniente para ele e para os seus pacientes. 

Quais os outros benefícios do coworking?

Rede de indicações

Além de incentivar uma troca saudável de informações e experiências, atuar no mesmo ambiente que outros profissionais da saúde promove a ampliação da rede profissional. Em vez de se isolarem nos próprios consultórios, o coworking acaba fazendo com que os profissionais conheçam melhor os trabalhos uns dos outros e façam recomendações a seus pacientes, criando uma forte rede de indicações. 

Fortalecimento da marca

Atrelado à rede de indicações, que contribui para aumentar o número de clientes, conforme o espaço cresce e torna-se mais dinâmico, é possível fortalecer sua marca, marcando presença e posicionando-se como referência na área de atuação. Além disso, as estratégias de divulgação do coworking também ajudam a clínica a crescer. 

 Liberdade para atuar em outras unidades

Ainda que ofereça uma atmosfera colaborativa, onde os profissionais da saúde coexistem, o modelo de trabalho não interfere na autonomia ou na individualidade da clínica. Em outras palavras, a liberdade de trabalhar no próprio consultório permanece — não há exigências em relação ao preço dos serviços prestados, e o profissional ainda tem total controle para adotar estratégias de crescimento para a sua clínica. 

Assim, vimos como o coworking para médicos é uma excelente opção para auxiliar profissionais da saúde que desejam trabalhar em suas próprias clínicas. Além de oferecer uma infraestrutura adequada, o modelo de trabalho também se ocupa da gestão de consultórios, dando suporte administrativo e permitindo que os profissionais se concentrem nas consultas, otimizando o tempo, ganhando mais disponibilidade na agenda e ajudando a atingir resultados financeiros melhores

Para garantir uma gestão administrativa eficaz, vale a pena chamar atenção para a importância de trabalhar junto a um coworking para médicos comprometido com o tema, que ofereça, além da qualidade da infraestrutura, suporte para que o profissional continue sempre desenvolvendo sua carreira, buscando o melhor para os pacientes.

Ficou interessado neste post sobre a gestão de consultórios e quer saber mais sobre coworking para médicos? Então, não perca tempo e acesse nosso site. Confira!

Tags: No tags