habitat_riohabitatcompravendaelocacao_image_600

4 dicas de gestão de tempo para médicos

Administrar o tempo é fundamental para encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, dando conta dos compromissos, cuidando da saúde e adicionando na rotina momentos de lazer e bem-estar.

Para médicos, gerenciar o tempo pode ser um grande desafio, uma vez que a carga horária da profissão costuma ser grande. Afinal, como dar conta dos atendimentos, administrar o consultório e, ainda, ter qualidade de vida no dia a dia?

Neste conteúdo vamos falar sobre gestão de tempo para médicos e dar 4 dicas para ajudar você gerenciar melhor a sua rotina. Confira!

A importância da gestão de tempo para médicos

Além de melhorar a qualidade de vida dos médicos, gerenciar o tempo ajuda a organizar a rotina de forma mais eficiente, permitindo que o profissional tenha uma percepção clara da quantidade de tempo que cada atividade demanda.

Esse conhecimento ajuda a administrar melhor a agenda, diminuindo atrasos e faltas dos pacientes às consultas. Indiretamente, a gestão de tempo também melhora a qualidade do atendimento e a lucratividade da clínica.

4 dicas para melhorar a gestão de tempo

Afinal, na prática, como é possível otimizar o tempo? Abaixo, separamos 4 dicas para você. Confira!

1. Entenda a sua rotina

Para gerenciar melhor o seu tempo, o primeiro passo é identificar quais elementos compõem sua rotina. Especifique quais são seus compromissos e atividades essenciais, considerando o tempo que cada operação leva. Você pode anotar, por exemplo:

  • suas horas de sono;
  • tempo para as refeições;
  • quantidade de horas dedicadas aos atendimentos;
  • tempo que você leva no deslocamento;
  • tempo que você leva para administrar o trabalho no dia a dia;
  • horas que você dedica a atividades físicas.

Esse mapeamento permite visualizar em que e como o tempo é gasto, ajudando a estabelecer prioridades e identificar pontos que podem ser melhorados.

Caso sua rotina esteja apertada, busque encontrar formas de simplificá-la. Para isso, observe se você não está acumulando funções, tomando para si responsabilidades que poderiam ser realizadas por terceiros ou, ainda, otimizadas por meio da tecnologia.

Profissionais que têm a própria clínica adicionam em suas rotinas tarefas administrativas, se preocupando, por exemplo, com a manutenção e limpeza do local de atendimento.

Nesse sentido, os consultórios compartilhados são uma excelente solução. A modalidade, também chamada de coworking médico, lida com as questões associadas à gestão do consultório e permite que o especialista tenha mais tempo para o que realmente importa!

2. Organize a agenda e o fluxo de consultas

Depois de mapear suas atividades, é hora de organizá-las em uma agenda, planejando os compromissos do dia e organizando o fluxo de atendimento.

Se você tem dificuldades para manter uma agenda convencional, uma agenda online pode ser uma forma fácil de colocar essa dica em prática. Muitos aplicativos gratuitos permitem que você adicione “tags” nas atividades, separando-as por categorias.

3. Seja pontual nos atendimentos

A pontualidade é importante para o bom atendimento. Um médico pontual demonstra que, além de se importar com a saúde dos pacientes, tem consideração pela rotina e pelo tempo do outro. Além disso, a não pontualidade pode atrasar todo planejamento do dia, colocando em risco alguns compromissos.

Uma forma de ser pontual entre as consultas é cronometrar o tempo dos atendimentos, de acordo com o procedimento realizado. Assim, você pode fazer uma média e preencher sua agenda de acordo com esse parâmetro.

4. Digitalize os prontuários médicos

Escrever os prontuários à mão e buscá-los nas pastas demanda tempo, além de deixar as informações mais vulneráveis. Para otimizar essa situação, conte com a tecnologia.

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) armazena o histórico do paciente na nuvem, permitindo que o médico encontre as informações que deseja rapidamente, apenas digitando o nome do paciente no buscador. É uma forma inteligente de otimizar o tempo!

A Habitat Consultórios é uma plataforma de consultórios inteligentes que aluga espaços prontos para profissionais da saúde, no modelo coworking.

Dessa forma, ela permite que o médico trabalhe sem se preocupar com a administração do espaço, oferecendo também uma série de sub-produtos, como clube de vantagens e sistemas de networking. Além disso, a empresa está adicionando um de prontuário médico aos seus pacotes, entre outros serviços especializados!

Portanto, além de promover o bem-estar do profissional da saúde, a gestão de tempo para médicos ajuda a administrar a agenda, melhorando a qualidade do atendimento.

Para obter resultados, você viu que é importante mapear a rotina, organizar o fluxo de consultas, ser pontual e contar com a tecnologia. Evitar acumular funções e contar com soluções inteligentes, como os consultórios compartilhados, são excelentes opções.

Se você gostou do artigo, compartilhe-o nas redes sociais! Ele pode ser útil para outros profissionais da saúde.

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat