comocalcularoretornodeinvestimentoaomontarumaclinica

Como calcular o retorno de investimento ao montar uma clínica

Donos de consultórios e demais espaços de saúde têm muito a fazer antes de montar uma clínica e oferecer seus serviços para o público. O plano de negócios, a criação de estratégias para atrair pacientes e as aplicações financeiras iniciais são apenas alguns exemplos disso. Nessa hora, o conhecimento sobre ROI pode ser de grande ajuda.

Sendo a sigla de Retorno Sobre o Investimento em português, o ROI é uma métrica que auxilia gestores e donos de empreendimentos de todos os setores a saberem se os investimentos que serão ou já foram feitos compensam ou não. Isso vale tanto para quem deseja saber se é uma boa ideia montar uma clínica quanto para quem já possui uma.

Portanto, se você deseja saber como o ROI pode ser útil para você, continue lendo este artigo!

Do que se trata o retorno do investimento ao montar uma clínica médica?

Custos iniciais, despesas e investimentos são inevitáveis para quem visa a montar uma clínica médica. Desde a burocracia até a manutenção do negócio, são exigidas boas práticas de organização financeira e otimização de recursos. Uma das formas de garantir isso é por meio do ROI.

Para quem deseja montar uma clínica, o ROI serve para a previsão do retorno do investimento inicial a ser feito. Por meio dele, será possível calcular o quanto será preciso investir e qual retorno deve ser obtido para o sucesso do empreendimento e para que haja uma boa rentabilidade. No entanto, como efetuar esse cálculo na prática? Confira!

Cálculo

A fórmula do cálculo do ROI é: (lucro do negócio – investimento inicial)/investimento inicial. Isso significa que é fundamental guardar todos os recibos envolvidos em gastos, despesas e custos com a montagem da clínica — que, somados, culminarão no investimento inicial.

Em seguida, é preciso ter acesso aos lucros esperados ou obtidos. Ao aplicar o valor na fórmula, você conhecerá o retorno de seu investimento.

Vale a pena investir em montar uma clínica nova?

É inegável que são muitos os custos envolvidos na montagem de uma clínica nova. Imagine dois profissionais que visam montar uma clínica, são especialistas no mesmo assunto e atendem a mesma quantidade de clientes. Agora, visualize os cálculos do ROI em termos de lucro e investimento inicial que eles terão em seus negócios.

Enquanto aquele que visa abrir seu próprio consultório particular terá que arcar, sozinho, com despesas de compra de equipamentos, marketing e decoração, salário dos funcionários e aluguel do espaço, o que apostar em um modelo de consultório baseado em coworking, por exemplo, dividirá esses custos sem prejudicar a privacidade de seu atendimento e a qualidade de seus serviços.

Outro ponto a ser levado em consideração é a demora para abrir uma empresa do zero. Em um momento econômico como o atual, é sempre recomendado que haja otimização dos recursos disponíveis — inclusive do tempo —, utilizando-os para aprimorar a divulgação do negócio, o relacionamento com os pacientes e a organização de processos internos. Para isso, uma boa alternativa é contar com consultórios compartilhados.

Consultórios compartilhados ou coworking

Após calcular o ROI de sua clínica, é importante saber que esse investimento pode ser direcionado para outras áreas do negócio. Ao maximizar o uso dos recursos disponíveis para montar uma clínica — por meio dos consultórios compartilhados —, é possível maximizar também os seus resultados.

Os consultórios compartilhados atuam como espaços de coworking voltados para profissionais da área médica, de bem-estar e de saúde. Eles são mais do que apenas estruturas, mas também representam ambientes planejados e personalizados para o desenvolvimento pessoal, o atendimento adequado dos clientes e o bom andamento do negócio.

Ou seja, além de serem uma opção “mais em conta” para quem deseja iniciar seu próprio empreendimento, oferecem alavancagem dos resultados e um ROI mais bem aplicado.

Se você gostou de conhecer os consultórios compartilhados como uma forma de otimizar o ROI ao montar uma clínica, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e de espalhar esse conhecimento. Boa sorte em seu negócio!

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat