Donos de consultórios e demais espaços de saúde têm muito a fazer antes de montar uma clínica e oferecer seus serviços para o público. O plano de negócios, a criação de estratégias para atrair pacientes e as aplicações financeiras iniciais são apenas alguns exemplos disso. Nessa hora, o conhecimento sobre ROI pode ser de grande ajuda.
Sendo a sigla de Retorno Sobre o Investimento em português, o ROI é uma métrica que auxilia gestores e donos de empreendimentos de todos os setores a saberem se os investimentos que serão ou já foram feitos compensam ou não. Isso vale tanto para quem deseja saber se é uma boa ideia montar uma clínica quanto para quem já possui uma.
Portanto, se você deseja saber como o ROI pode ser útil para você, continue lendo este artigo!
Do que se trata o retorno do investimento ao montar uma clínica médica?
Custos iniciais, despesas e investimentos são inevitáveis para quem visa a montar uma clínica médica. Desde a burocracia até a manutenção do negócio, são exigidas boas práticas de organização financeira e otimização de recursos. Uma das formas de garantir isso é por meio do ROI.
Para quem deseja montar uma clínica, o ROI serve para a previsão do retorno do investimento inicial a ser feito. Por meio dele, será possível calcular o quanto será preciso investir e qual retorno deve ser obtido para o sucesso do empreendimento e para que haja uma boa rentabilidade. No entanto, como efetuar esse cálculo na prática? Confira!
Cálculo
A fórmula do cálculo do ROI é: (lucro do negócio – investimento inicial)/investimento inicial. Isso significa que é fundamental guardar todos os recibos envolvidos em gastos, despesas e custos com a montagem da clínica — que, somados, culminarão no investimento inicial.
Em seguida, é preciso ter acesso aos lucros esperados ou obtidos. Ao aplicar o valor na fórmula, você conhecerá o retorno de seu investimento.
Vale a pena investir em montar uma clínica nova?
É inegável que são muitos os custos envolvidos na montagem de uma clínica nova. Imagine dois profissionais que visam montar uma clínica, são especialistas no mesmo assunto e atendem a mesma quantidade de clientes. Agora, visualize os cálculos do ROI em termos de lucro e investimento inicial que eles terão em seus negócios.
Enquanto aquele que visa abrir seu próprio consultório particular terá que arcar, sozinho, com despesas de compra de equipamentos, marketing e decoração, salário dos funcionários e aluguel do espaço, o que apostar em um modelo de consultório baseado em coworking, por exemplo, dividirá esses custos sem prejudicar a privacidade de seu atendimento e a qualidade de seus serviços.
Outro ponto a ser levado em consideração é a demora para abrir uma empresa do zero. Em um momento econômico como o atual, é sempre recomendado que haja otimização dos recursos disponíveis — inclusive do tempo —, utilizando-os para aprimorar a divulgação do negócio, o relacionamento com os pacientes e a organização de processos internos. Para isso, uma boa alternativa é contar com consultórios compartilhados.
Consultórios compartilhados ou coworking
Após calcular o ROI de sua clínica, é importante saber que esse investimento pode ser direcionado para outras áreas do negócio. Ao maximizar o uso dos recursos disponíveis para montar uma clínica — por meio dos consultórios compartilhados —, é possível maximizar também os seus resultados.
Os consultórios compartilhados atuam como espaços de coworking voltados para profissionais da área médica, de bem-estar e de saúde. Eles são mais do que apenas estruturas, mas também representam ambientes planejados e personalizados para o desenvolvimento pessoal, o atendimento adequado dos clientes e o bom andamento do negócio.
Ou seja, além de serem uma opção “mais em conta” para quem deseja iniciar seu próprio empreendimento, oferecem alavancagem dos resultados e um ROI mais bem aplicado.
Se você gostou de conhecer os consultórios compartilhados como uma forma de otimizar o ROI ao montar uma clínica, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e de espalhar esse conhecimento. Boa sorte em seu negócio!