consultorio médico

Pensou em ter seu próprio consultório? Sabe por onde começar?

Todo médico sabe dos desafios que o mais nobre dos ofícios traz. Mas além das etapas técnicas e profissionais, você já parou para pensar no passo a passo administrativo para abrir seu próprio consultório médico?

Para realizar o sonho de ter um consultório para chamar de seu, o médico precisa ter em mente o gasto de tempo e dinheiro com uma série de detalhes: a localização e sua acessibilidade; a decoração e a funcionalidade do ambiente; a quantidade e qualidade de equipamentos que terá à sua disposição, bem como a manutenção destes, a contratação da equipe e o treinamento de seus colaboradores com os devidos encargos trabalhistas.

Além disso tudo, há uma grande listagem de documentos em obediência à legislação nacional, estadual, municipal e profissional.

Lista de documentos exigidos 

Antes de mais nada, é preciso definir a área de atuação entre as 54 categorias listadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), depois solicitar o registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), especificando o segmento de atividade médica ambulatorial com recursos para a realização de exames complementares.

O consultório médico necessita de um alvará de funcionamento obtido junto à prefeitura e do certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros, mediante vistoria.

O próximo passo para constituir um consultório é regularizá-lo junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), obedecendo a uma série de critérios e normas de higiene, pois o ambiente também é vistoriado regularmente por um agente sanitário.

Controle financeiro 

Importante também é ter em mente que o controle financeiro é vital para o funcionamento do consultório. Pagamento de impostos e tributos, faturamento na prestação de serviços e salários de colaboradores requerem – além do dinheiro, claro – um minucioso e regular detalhamento. Seguramente, o médico não terá tanta disponibilidade para debruçar-se sobre estas atividades e ainda se dedicar a cuidar de pacientes. Neste sentido, Softwares como o ProDoctor auxiliam a gerenciar este trabalho.

Gestão de pacientes 

Outro ponto importante é a gestão da carteira de pacientes. Prontuários, históricos, agendas, tudo isso requer organização, e sistemas informatizados oferecem este suporte facilitando muito a vida do profissional. A execução de tarefas como a inserção de registros médicos, digitalização de documentos, prescrição de receitas e marcação de consultas e exames, são algumas das ações contempladas neste recurso.

Habitat Consultórios

Agora que você já sabe quais são as etapas de abrir um consultório e deseja simplificar este processo, conheça a Habitat Consultórios. Oferecemos o modelo de coworking, com consultórios completos para ajudá-lo a concretizar este objetivo.

Entre em contato conosco e venha conhecer nossas instalações. Consultórios modernos e localizações privilegiadas.

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat