consultorio médico

Pensou em ter seu próprio consultório? Sabe por onde começar?

Todo médico sabe dos desafios que o mais nobre dos ofícios traz. Mas além das etapas técnicas e profissionais, você já parou para pensar no passo a passo administrativo para abrir seu próprio consultório médico?

Para realizar o sonho de ter um consultório para chamar de seu, o médico precisa ter em mente o gasto de tempo e dinheiro com uma série de detalhes: a localização e sua acessibilidade; a decoração e a funcionalidade do ambiente; a quantidade e qualidade de equipamentos que terá à sua disposição, bem como a manutenção destes, a contratação da equipe e o treinamento de seus colaboradores com os devidos encargos trabalhistas.

Além disso tudo, há uma grande listagem de documentos em obediência à legislação nacional, estadual, municipal e profissional.

Lista de documentos exigidos 

Antes de mais nada, é preciso definir a área de atuação entre as 54 categorias listadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), depois solicitar o registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), especificando o segmento de atividade médica ambulatorial com recursos para a realização de exames complementares.

O consultório médico necessita de um alvará de funcionamento obtido junto à prefeitura e do certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros, mediante vistoria.

O próximo passo para constituir um consultório é regularizá-lo junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), obedecendo a uma série de critérios e normas de higiene, pois o ambiente também é vistoriado regularmente por um agente sanitário.

Controle financeiro 

Importante também é ter em mente que o controle financeiro é vital para o funcionamento do consultório. Pagamento de impostos e tributos, faturamento na prestação de serviços e salários de colaboradores requerem – além do dinheiro, claro – um minucioso e regular detalhamento. Seguramente, o médico não terá tanta disponibilidade para debruçar-se sobre estas atividades e ainda se dedicar a cuidar de pacientes. Neste sentido, Softwares como o ProDoctor auxiliam a gerenciar este trabalho.

Gestão de pacientes 

Outro ponto importante é a gestão da carteira de pacientes. Prontuários, históricos, agendas, tudo isso requer organização, e sistemas informatizados oferecem este suporte facilitando muito a vida do profissional. A execução de tarefas como a inserção de registros médicos, digitalização de documentos, prescrição de receitas e marcação de consultas e exames, são algumas das ações contempladas neste recurso.

Habitat Consultórios

Agora que você já sabe quais são as etapas de abrir um consultório e deseja simplificar este processo, conheça a Habitat Consultórios. Oferecemos o modelo de coworking, com consultórios completos para ajudá-lo a concretizar este objetivo.

Entre em contato conosco e venha conhecer nossas instalações. Consultórios modernos e localizações privilegiadas.

Tags: No tags