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Saiba como definir adequadamente o preço de consulta médica

O preço de uma consulta médica pode sofrer diversas alterações dependendo de fatores como: tempo de carreira, especialização do profissional, localização do consultório, custos fixos e variáveis e poder aquisitivo dos pacientes.

Sendo assim, pode ser difícil saber se o valor cobrado pelo atendimento será de fato capaz de suprir as necessidades financeiras da clínica ou do profissional atuante. Por esse motivo, selecionamos algumas orientações práticas de precificação para acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

O que é precificação e qual a sua importância?

Precificar um produto ou serviço é muito mais do que apenas estipular valores. Na verdade, a precificação é a representação financeira da proposta de valor de uma marca.

Sendo assim, todo esse processo deve levar em consideração não apenas os custos e a margem de lucro, como, também, o posicionamento da marca no mercado. Uma precificação feita de forma correta pode ajudar a alavancar a imagem do profissional e, até mesmo, garantir uma agenda de consultas sempre cheia.

Como definir o preço de uma consulta médica?

Para garantir os benefícios de uma boa precificação, alguns fatores precisam ser levados em consideração. Vamos falar sobre cada um deles abaixo.

Sua experiência conta pontos

Seu tempo de carreira, bem como as suas especializações na área escolhida por você contam muitos pontos na hora de definir os valores de suas consultas. Isso porque, profissionais mais experientes podem, naturalmente, cobrar mais por seus atendimentos.

Isso não quer dizer que recém-formados não devam cobrar um valor competitivo — e, ainda assim, lucrativo. O mais importante é usar o bom senso e os dados coletados nas próximas dicas.

Uma boa análise de mercado pode ajudar

Analisar o mercado é fundamental para precificar um serviço de forma correta. É nesse ponto que você vai analisar:

  • poder aquisitivo dos pacientes;
  • valor cobrado por outros profissionais;
  • percepção de valor da sua marca;
  • localização do consultório, entre outros fatores relevantes.

Aliás, a localização do consultório ou clínica na qual os atendimentos acontecem merece um destaque. A partir dessa informação, você consegue direcionar a sua comunicação para o paciente mais adequado às suas expectativas.

Uma localização privilegiada pode fazer a diferença na definição dos valores cobrados por atendimento. Ou seja, escolher o melhor local para o seu consultório é fundamental.

Custos precisam ser contabilizados

Por fim, contabilize os seus custos fixos e variáveis: aluguel de espaço, compra e manutenção de equipamentos, funcionários, marketing e tudo o que possa gerar despesas de modo geral. Vale ressaltar que o lucro também importa.

Ou seja, analise se, após pagar todas as contas, o valor que está indo para a sua conta bancária atende às suas necessidades pessoais. Caso contrário, reveja o que pode ser cortado ou otimizado. Por exemplo: alugar um consultório médico em um coworking pode trazer muito mais economia e flexibilidade que um consultório convencional. Vale pesquisar!

Quando aumentar o valor da consulta?

Agora que você já sabe como precificar os seus atendimentos, vamos explicar em que momento aumentar o valor de suas consultas pode ser uma boa opção. Para isso, analise:

  • se o posicionamento da sua marca melhorou no mercado;
  • se sua agenda está cheia e os pacientes entram em filas de espera para serem atendidos;
  • se seu nome é reconhecido como uma referência em sua área de atuação.

Caso a sua avaliação seja positiva para pelo menos um desses pontos, então pode ser um bom momento para aumentar o valor de seus atendimentos.

Viu como definir o preço de uma consulta não precisa ser complicado? Com essas dicas você já consegue fazer uma boa análise do mercado e definir o melhor valor para os seus atendimentos.

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