habitat_riohabitatcompravendaelocacao_image_892

Conheça as principais normas para montar consultório médico

Se você tem ou quer ter a sua própria clínica, conhecer as normas é uma grande ajuda para um processo mais tranquilo e eficiente!

Você sabe quais são as principais normas para montar consultório médico? Afinal, entre toda a correria dos plantões e a dificuldade de gestão das horas e da carreira, sobra muito pouco tempo para a vida pessoal e para a família. Então, se você tem ou quer ter a sua própria clínica, conhecer as normas é uma grande ajuda para um processo mais tranquilo e eficiente.

Contudo, isso definitivamente não é simples. São inúmeras as exigências legais, especialmente em um assunto delicado, como a medicina. Para complementar, ainda existem os desafios da gestão, como o fluxo de caixa e toda a preparação para o processo. Se você precisa de ajuda e quer montar consultório médico, continue lendo o post. Entenda as principais normas e alguns outros cuidados importantes!

Principais normas para montar consultório médico

Cadastro como pessoa jurídica

Cada vez mais, os profissionais de saúde estão precisando decidir receber nos plantões por CNPJ ou como pessoa física. Enquanto, nesse último modelo de trabalho, existe um maior poder de escolha, para abrir um consultório médico, é preciso atuar como pessoa jurídica. Apenas assim, é possível cumprir todas as exigências.

Escolha da área de atuação

Outro ponto importante é definir qual é o tipo de estabelecimento médico em que o seu consultório se enquadra. De acordo com a ANS, existem 54 categorias, sendo que as mais populares são clinica médica popular, consultório com até duas especialidades e clínica geral para realizar procedimentos médicos simples. É crucial fazer essa escolha o mais cedo possível, de modo a começar o processo com um norte claro.

Definição do CNAE

O Cadastro Nacional de Atividades Econômicas é uma lista mantida pelo IBGE que atribui códigos para diversas atividades. O objetivo é ajudar a priorizar os critérios de tributação. Então, para abrir consultório médico, é preciso definir esse código. Para a maioria dos consultórios médicos, é necessário usar a subclasse 86.30-5. Você pode pesquisar no site do IBGE para encontrar outras classificações.

Cadastro no CNES

Além do cadastro acima, também é preciso fazer um mais específico, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Essa é uma forma de fazer o controle de estabelecimentos de acordo com cada região e, para ter o seu consultório, é preciso fazê-lo.

Alvarás necessários

Por fim, existe uma lista de alvarás que devem ser obtidos. Dentre os principais, estão:

  • alvará da vigilância sanitária;
  • alvará de funcionamento na prefeitura da sua cidade;
  • certificado de limpeza urbana;
  • certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros.

Outros passos importantes para montar consultório médico

Além das normas para montar consultório médico, existem alguns outros pontos que devem ser observados antes de fazê-lo. Um planejamento prévio pode ajudar muito a sua vida, tanto do ponto de vista da economia de dinheiro quanto do ponto de vista de tempo. Entre as principais dicas, estão:

  • planejamento tributário: não somente garante que você pagará todos os impostos sem atrasos ou erros, mas também ajuda a economizar com o modelo adequado;
  • escolha do local para o consultório e da qualidade do imóvel: para qualquer negócio, uma boa localização é essencial, assim como a escolha do imóvel. Conforto, facilidade de acesso e segurança são pontos a observar;
  • planejamento financeiro: toda empresa precisa de um bom planejamento financeiro. Por isso, é preciso fazer o controle de fluxo de caixa e de custos;
  • boa divulgação: as estratégias de marketing digital são ótimas para o marketing para médicos, como a divulgação de um conteúdo de qualidade.

Para ter o processo mais simples possível ao abrir um consultório médico, o planejamento é essencial. É ele que garante que você se preparará para cumprir as principais normas, além de planejar as finanças, o marketing, a escolha do local e tudo mais. Na prática, essa é a base para você construir o seu consultório, começando bem e aumentando as chances de sucesso no médio e no longo prazo.

Gostou do post sobre as normas para montar consultório médico? Então, siga as nossas redes sociais, no Instagram e no Facebook, para ficar por dentro de todas as novidades e otimizar a gestão do seu estabelecimento.

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat