Publicidade médica: você conhece as regras do Conselho Federal de Medicina?

Publicidade médica: você conhece as regras do Conselho Federal de Medicina?

É ótimo poder divulgar o próprio trabalho, ainda mais quando é algo que gostamos de fazer. Porém, quando se trata de publicidade médica é necessário atender a uma série de critérios de comportamento que são exigidos pelo Conselho Federal de Medicina para que se mantenha a ética e a segurança dos paciente seja priorizada.

A principal exigência é que os dados principais do médico estejam bem aparentes, o nome e o número de registro. Esses dados são fundamentais e garantem que quem está na publicidade realmente é um médico, possibilitando a devida fiscalização.

Outra restrição é sobre a presença da autopromoção nas propagandas. O profissional não deve divulgar preços de consultas ou oferecer descontos em procedimentos, além de não poder divulgar “técnicas exclusivas” ou algo do gênero.

Com relação à imprensa, o Conselho permite que os médicos deem entrevistas aos mais variados veículos de comunicação desde que seja exclusivamente com o caráter explicativo ou preventivo. Em momento algum o médico deve se promover ou chamar para consultas em seu consultório.

Sobre os resultados de um tratamento ou procedimento específico, o médico não deve garantir bons resultados. Na verdade ele deve informar de forma coerente os riscos e benefícios de forma individual e particular. A propaganda deve conter apenas o procedimento e a técnica utilizada.

Outra exigência é a não participação de concursos que de alguma forma o exaltem enquanto médicos. Os únicos concursos ou competições permitidos são os promovidos pelo próprio Conselho, que normalmente têm um caráter científico e se baseiam em pesquisas acadêmicas.

Os profissionais devem construir suas carreiras em cima de sua capacidade de atendimento e desenvolvimento da profissão da melhor maneira, e através disso atender cada vez mais pacientes.

Na Habitat Consultórios você pode colocar nosso endereço em sua comunicação. Agregando valor ao seu trabalho.

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat