Publicidade médica: você conhece as regras do Conselho Federal de Medicina?

Publicidade médica: você conhece as regras do Conselho Federal de Medicina?

É ótimo poder divulgar o próprio trabalho, ainda mais quando é algo que gostamos de fazer. Porém, quando se trata de publicidade médica é necessário atender a uma série de critérios de comportamento que são exigidos pelo Conselho Federal de Medicina para que se mantenha a ética e a segurança dos paciente seja priorizada.

A principal exigência é que os dados principais do médico estejam bem aparentes, o nome e o número de registro. Esses dados são fundamentais e garantem que quem está na publicidade realmente é um médico, possibilitando a devida fiscalização.

Outra restrição é sobre a presença da autopromoção nas propagandas. O profissional não deve divulgar preços de consultas ou oferecer descontos em procedimentos, além de não poder divulgar “técnicas exclusivas” ou algo do gênero.

Com relação à imprensa, o Conselho permite que os médicos deem entrevistas aos mais variados veículos de comunicação desde que seja exclusivamente com o caráter explicativo ou preventivo. Em momento algum o médico deve se promover ou chamar para consultas em seu consultório.

Sobre os resultados de um tratamento ou procedimento específico, o médico não deve garantir bons resultados. Na verdade ele deve informar de forma coerente os riscos e benefícios de forma individual e particular. A propaganda deve conter apenas o procedimento e a técnica utilizada.

Outra exigência é a não participação de concursos que de alguma forma o exaltem enquanto médicos. Os únicos concursos ou competições permitidos são os promovidos pelo próprio Conselho, que normalmente têm um caráter científico e se baseiam em pesquisas acadêmicas.

Os profissionais devem construir suas carreiras em cima de sua capacidade de atendimento e desenvolvimento da profissão da melhor maneira, e através disso atender cada vez mais pacientes.

Na Habitat Consultórios você pode colocar nosso endereço em sua comunicação. Agregando valor ao seu trabalho.