habitat_riohabitatcompravendaelocacao_image_108

Saiba o que é realmente importante na hora de alugar um consultório

O serviço de coworking médico é, cada vez mais, uma tendência a ser adotada por quem trabalha nessa área. Isso porque é uma forma de reduzir custos para começar a trabalhar como profissional autônomo (por meio do aluguel de um consultório por hora), além de minimizar questões relacionadas com burocracias e permitir maior flexibilidade na sua agenda.

Diante disso, o número de empresas que oferecem o serviço vem aumentando ao longo do tempo. Mas, então, como decidir qual delas é a melhor opção para contratar? Alguns pontos devem ser levados em consideração, a fim de encontrar aquelas que atendam às suas necessidades.

Vamos trazer, a seguir, os principais elementos que devem ser observados ao alugar consultório nessa modalidade. Boa leitura!

Infraestrutura

O local que você está avaliando tem uma boa estrutura, que permita utilizar o ambiente de forma adequada para a prática médica? Isso é importante, principalmente, porque você passará por uma avaliação da vigilância sanitária, que pode embarreirar o alvará caso o lugar não tenha condições para atividades desse fim.

Por exemplo, se o local tiver infiltrações ou outros tipos de problemas estruturais que possam colocar em xeque a execução de ações de saúde no espaço, a vigilância sanitária não aprovará o uso para a prática médica e, consequentemente, você poderá ter problemas de rescisão de contrato de locação.

Localização

Outro ponto a ser considerado é a importância da localização para o sucesso da sua clínica médica. Isso deve ser avaliado pensando em seu público-alvo e nas suas principais características. Assim, você conseguirá escolher um local que possa chamar a atenção dele.

Por exemplo, se você pretende atrair pacientes das classes C e D, saiba que eles se locomovem, usualmente, por transporte público e não têm muito tempo de deslocamento, realizando as suas consultas antes, depois ou em uma brecha de trabalho. Diante disso, a sua escolha deverá priorizar a proximidade com pontos de ônibus de diversas linhas, com o metrô e com o trem, bem como estar em um bairro mais central.

No entanto, caso você queira atingir o público A e B, por exemplo, deverá contar com um local próximo a bairros com essa parcela da sociedade, bem como ter uma infraestrutura adequada para atrair essa audiência.

Preço

Sem dúvidas, o preço é um fator importante, mas deve ser sempre avaliado considerando o custo-benefício. Lembre-se de verificar quais serviços a empresa oferece e quanto ela cobra por isso. Também é importante comparar o preço entre os concorrentes e observar se há grande diferença entre os valores.

Outro ponto importante a ser considerado é a flexibilidade na contratação do serviço. Por exemplo, se ela oferece mais de um plano para você, é sinal de que considera os diversos cenários nos quais os profissionais estão inseridos e, portanto, é recomendável escolher aquele que entrega o que você precisa, com um custo acessível para a sua rotina de trabalho, sem comprometer os seus ganhos.

Reputação da empresa

Esse é um fator muito importante. Pesquise as avaliações e os comentários na internet. Você pode visitar a página “Reclame Aqui” e as redes sociais da empresa, por exemplo. Outra sugestão é conhecer a estrutura física do local.

Isso é fundamental, pois, em caso de problemas, não será o nome da prestadora do serviço de coworking que ficará malvisto com os seus pacientes, mas, sim, o seu. Afinal, eles não saberão que você contratou uma empresa terceirizada — ou, ainda que saibam, compreenderão que era de sua responsabilidade escolher o melhor local para a locação da sala.

Imagine, por exemplo, locar uma sala que não passou por um processo de dedetização recente e, durante uma consulta, ver um paciente ser surpreendido com uma barata. Se outros clientes passarem por esse problema e o notificarem em sites especializados em reclamações, você poderá evitar esses negócios e escolher aquele que prioriza todos os cuidados para oferecer um bom serviço.

Estrutura de atendimento e de operação da empresa

Principalmente para aqueles que trabalharão com a locação praticamente “on demand”, é fundamental contar com negócios que tenham uma boa estrutura de atendimento. Caso contrário, você poderá perder uma consulta importante por não ter conseguido tirar uma dúvida ou agendar uma sala.

Empresas mais modernas tanto têm uma boa estrutura de atendimento quanto oferecem ferramentas importantes para que os clientes possam contar mais facilmente com o serviço e, assim, não perder oportunidades. Um exemplo é um app de reservas, que permite maior agilidade no agendamento.

Suporte

Procure saber se a empresa realmente se coloca à disposição nos dias e nos horários aos quais se predispõe. Verifique os meios de contato que ela oferece e se ela é realmente acessível em casos de emergência. Algumas oferecem tempo máximo de espera para o atendimento, por exemplo.

Ser proativa na resolução de questões importantes também é fundamental. Por exemplo, é interessante que a prestadora de serviços ofereça a possibilidade de migração de dados do seu sistema antigo para o novo, orientando-o quanto à utilização da plataforma. Muitas também oferecem aulas por meio de conexões remotas para familiarizar os profissionais com o novo sistema.

Ambiente projetado para ser um consultório

Outro diferencial importante é contar com um ambiente que seja devidamente projetado para o uso como um consultório médico. É perceptível quando a empresa fornecedora realmente investiu para tornar o local propício para a prática médica, com a implementação de bancadas para higienização, com a iluminação e a ventilação adequadas, entre outros pontos.

Verifique, também, se há estrutura de antessala para funcionar como recepção, bem como uma sala de espera confortável para que os seus pacientes possam aguardar o atendimento.

Alugar consultório em coworking médico pode ser uma opção interessante para quem deseja reduzir custos e para garantir a satisfação do cliente. Para escolher as melhores empresas, aposte nas dicas que listamos acima!

Deseja investir em um aluguel de consultório por hora na modalidade coworking? Então, conheça o nosso trabalho! Entre em nosso site e confira os nossos planos e opções.

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat