Tecnologia-da-Informação-e-Comunicação-na-Área-de-Saúde_1_

Tecnologias de ponta: aliadas do médico

Os primeiros anos do século XXI trouxeram inovações tecnológicas muito rapidamente para a humanidade. Em todas as áreas, quase que em um piscar de olhos, as tecnologias mudaram a maneira de como se trabalha. Este processo é antigo, desde que as máquinas passaram a ajudar o homem em seus ofícios, mas as mudanças parecem cada vez maiores e mais rápidas.

Na Medicina não é diferente. As inovações tecnológicas sempre foram aliadas do bom exercício da profissão. Do estetoscópio aos aparelhos raios-x, passando pelo computador, telefone e Internet, as tecnologias modernas puderam auxiliar o médico no diagnóstico, tratamento e cura das doenças. Atualmente, impressoras 3D, aplicativos de smartphone e robôs estão entre as ferramentas integrantes da prática médica.

Cuidados, sim; medo, não

Quem lida com a vida do outro, entretanto, sabe que os cuidados na hora de um passo novo são redobrados. “Sabemos a importância que a vida tem, temos uma tendência muito grande de sermos conservadores na adoção de todas as tecnologias, e isso não é diferente na adoção das tecnologias digitais”, afirma o Dr. Miguel Aguiar Netto, head de inovação da Habitat Consultórios. Grande referência em inovações e tecnologias na área médica, Dr. Miguel já foi entrevistado pela conceituada Revista Forbes para falar sobre sua participação no desenvolvimento de uma estrutura de blockchain para registros médicos. (https://bit.ly/DrMiguelForbes1)

A cautela não faz mal, mas não pode impedir que os médicos abram a mente para as novas tecnologias que estão chegando cada vez mais rapidamente. A adoção e introdução de aparelhos ultramodernos e técnicas hipercomputadorizadas no dia a dia não é um processo simples. Para o dr. Miguel, o segredo para o bom uso das tecnologias está na participação dos médicos e profissionais de saúde no debate. “Nós não podemos deixar de nos envolver. Se nós não nos envolvermos com isso, as tecnologias serão incorporadas nas nossas práticas médicas sem nosso envolvimento e podem trazer prejuízo”, explica.

Coworking: inovação e otimização

Uma dessas inovações na Medicina é o conceito de coworking de saúde. Atualmente, cada vez mais médicos preferem alugar espaços compartilhados como sede de seus consultórios pois, além de serem inovadores e totalmente estruturados para o atendimento médico, esses ambientes ainda oferecem tecnologia de ponta e todo um suporte aos profissionais. Essas facilidades permitem aos médicos uma maior otimização de tempo, para que se preocupem somente em cuidar de seus pacientes e do crescimento de suas carreiras.

Lado a lado com as tecnologias de ponta: aliadas do médico

Nestes ambientes multidisciplinares, os usuários têm acesso aos melhores serviços e tecnologias da área, utilizam aplicativos para agendamento dos consultórios e podem até mesmo contar com o serviço de agenda online, onde os próprios pacientes marcam o horário com seus médicos ou profissionais de saúde. Com tantas vantagens, os espaços de coworking favorecem um controle dos gastos, um crescimento profissional e a oportunidade de ampliar o networking.

Por ser um coworking de saúde, a Habitat Consultórios sabe da importância de usar as tecnologias a favor da saúde (e de sua carreira). Conheça nossos planos e agende uma visita. (https://habitatconsultorios.com.br/#planos)