Você quer montar um consultório e não faz ideia de como começar?

Você quer montar um consultório e não faz ideia de como começar?

O primeiro passo é escolher um bom ponto para se instalar. Não adianta nada montar um consultório lindo mas que seja escondido e de difícil acesso. Por isso é importante fazer uma pesquisa de mercado antes de definir o lugar e examinar se a área em que se pretende abrir o consultório é propícia para o segmento.

Para a estrutura em si, é necessário que pense em espaço suficiente para salas de atendimento e espera, banheiro e cozinha. Caso haja mais espaço pode-se acrescentar sala de administração e estoque, e agregar mais valor ao ambiente. Outro fator importante ligado à estrutura física é pensar no acesso de pessoas com deficiência. Muitos acabam deixando essa questão de lado mesmo ela sendo de extrema importância.

O próximo passo é definir a categoria de atuação. Segunda a Agência Nacional de Saúde estas podem ser divididas em 54 diferentes, mas as mais comuns são Clínica Médica Popular, Clínica Geral de Procedimentos Simples e Consultório de até Duas especialidades. Com relação à parte mais burocrática é importante se atentar para a documentação obrigatória para o consultório funcionar, que são Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária e Licença de Funcionamento. Posteriormente é necessário analisar quais documentações serão exigidas de acordo com a categoria do estabelecimento. É interessante contratar uma empresa especializada em consultoria na área regulatória a fim de minimizar os riscos de erros na documentação, e assim, evitar transtornos maiores.

Depois que o consultório começar a funcionar, provável que você perceba o aumento no número de atendimentos e pacientes, e consequentemente, a quantidade de papéis. Com o tempo isso pode gerar uma bagunça generalizada devido a dificuldade de organização e de espaço para guardar tantos papéis. Por isso é importante desde o início estabelecer um software específico para esse tipo de armazenamento de dados, e com isso já começar da forma correta. Você vai acabar percebendo que essa opção faz muita diferença pela agilidade e facilidade que oferece no cadastramento de pacientes, por exemplo.

Outro passo importante é a decoração! Pois é, mesmo parecendo algo superficial, no fim das contas a decoração do ambiente faz muita diferença pois provavelmente será a primeira impressão que o paciente terá do seu consultório e talvez o que despertará o sentimento de satisfação que o fará voltar mais vezes. O ideal é optar por cores que transmitam calma e aconchego, a fim de fazer o paciente se sentir o mais confortável possível.

Por fim, já se sabe a força das redes sociais hoje em dia, e por isso é indispensável que o seu consultório tenha páginas ou portais online que facilitem o acesso a ele. É fundamental que essas páginas sejam atualizadas e movimentadas regularmente a fim de mostrar para os futuros pacientes que há disponibilidade, planejamento e organização em seu consultório, isso faz toda diferença!

A Habitat pode te ajudar em todos esses pontos além de minimizar seus custos e preocupação que um consultório particular demanda. Vem conhecer mais sobre como nós funcionamos!

 

Inscreva-se e saiba sempre que um novo conteúdo for lançado aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Shopping Basket
WhatsApp chat