O primeiro passo é escolher um bom ponto para se instalar. Não adianta nada montar um consultório lindo mas que seja escondido e de difícil acesso. Por isso é importante fazer uma pesquisa de mercado antes de definir o lugar e examinar se a área em que se pretende abrir o consultório é propícia para o segmento.
Para a estrutura em si, é necessário que pense em espaço suficiente para salas de atendimento e espera, banheiro e cozinha. Caso haja mais espaço pode-se acrescentar sala de administração e estoque, e agregar mais valor ao ambiente. Outro fator importante ligado à estrutura física é pensar no acesso de pessoas com deficiência. Muitos acabam deixando essa questão de lado mesmo ela sendo de extrema importância.
O próximo passo é definir a categoria de atuação. Segunda a Agência Nacional de Saúde estas podem ser divididas em 54 diferentes, mas as mais comuns são Clínica Médica Popular, Clínica Geral de Procedimentos Simples e Consultório de até Duas especialidades. Com relação à parte mais burocrática é importante se atentar para a documentação obrigatória para o consultório funcionar, que são Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária e Licença de Funcionamento. Posteriormente é necessário analisar quais documentações serão exigidas de acordo com a categoria do estabelecimento. É interessante contratar uma empresa especializada em consultoria na área regulatória a fim de minimizar os riscos de erros na documentação, e assim, evitar transtornos maiores.
Depois que o consultório começar a funcionar, provável que você perceba o aumento no número de atendimentos e pacientes, e consequentemente, a quantidade de papéis. Com o tempo isso pode gerar uma bagunça generalizada devido a dificuldade de organização e de espaço para guardar tantos papéis. Por isso é importante desde o início estabelecer um software específico para esse tipo de armazenamento de dados, e com isso já começar da forma correta. Você vai acabar percebendo que essa opção faz muita diferença pela agilidade e facilidade que oferece no cadastramento de pacientes, por exemplo.
Outro passo importante é a decoração! Pois é, mesmo parecendo algo superficial, no fim das contas a decoração do ambiente faz muita diferença pois provavelmente será a primeira impressão que o paciente terá do seu consultório e talvez o que despertará o sentimento de satisfação que o fará voltar mais vezes. O ideal é optar por cores que transmitam calma e aconchego, a fim de fazer o paciente se sentir o mais confortável possível.
Por fim, já se sabe a força das redes sociais hoje em dia, e por isso é indispensável que o seu consultório tenha páginas ou portais online que facilitem o acesso a ele. É fundamental que essas páginas sejam atualizadas e movimentadas regularmente a fim de mostrar para os futuros pacientes que há disponibilidade, planejamento e organização em seu consultório, isso faz toda diferença!
A Habitat pode te ajudar em todos esses pontos além de minimizar seus custos e preocupação que um consultório particular demanda. Vem conhecer mais sobre como nós funcionamos!